A marca nipónica arrecadou o prémio Eurobike 2023 na categoria de e-bikes com as suas novas tecnologias de transmissão Shimano Auto Shift e Free Shift, como que confirmando a inovação relativamente à forma automática como este sistema processa as trocas de mudanças em bicicletas elétricas de montanha.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A Shimano consegue atingir esta distinção na categoria de e-bikes graças a uma solução repleta de inovação e de que já falámos aqui no GoRide: vê aqui mais em pormenor, e com vídeos, como funciona este sistema Auto Shift e Free Shift.

“Através de algoritmos inteligentes, o Auto Shift antecipa a troca para a mudança ideal com base nas alterações do terreno e na forma como se pedala”, explica a Shimano.

Ou seja, o sistema recorre a energia vinda da bateria da e-BTT para analisar a força que o ciclista está a fazer a cada momento nos pedais; isto faz com que engrenar na cassete a velocidade ideal a cada momento, em teoria.

Por outro lado, o Free Shift permite que as trocas de mudanças sejam efetuadas sem o movimento de pedalar, e isto pode ser feito de forma manual ou automática. Nas unidades EP801 ou EP6 que são compatíveis com a transmissão Deore XT Di2 (é este o conjunto equipado com estas duas tecnologias), a troca de andamento é feita quando se abranda, de forma a garantir a mudança ideal para quando se volta a pedalar.

Mais info:

Lê também:

As novas transmissões eletrónicas da Shimano, mas apenas para e-bikes! [com vídeos]

PUB
Giant TCR 2024

Imagens: Shimano

Também vais gostar destes!