Tao Geoghegan Hart planeia estrear-se na Volta a França este ano e desde logo com estatuto de destaque na formação Ineos Grenadiers, apontando-se aos lugares cimeiros da classificação geral.

PUB
Specialized Levo

Por esse objetivo, o corredor britânico prescinde da defesa do ‘título’ do Giro de Itália, conquistado em 2020, na edição em que brilhou o português João Almeida. A competição francesa será a quinta grande volta da carreira de Geoghegan Hart, após duas participações no Giro e outras tantas na Vuelta.

Imagem Luca Bettini/BettiniPhoto

Geoghegan Hart também pretende apostar na prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizará apenas seis dias depois do Tour.

O britânco disse ao ‘The Telegraph’ que foi uma decisão difícil escolher entre o Tour e o Giro. “Foi quase 50-50. Adoro correr em Itália, adorei a experiência no Giro. Seria incrível participar este ano com o dorsal número um, senti que queria algo novo e diferente. E o Tour é a maior competição de ciclismo. Acho que não há dúvidas…”, explicou o ciclista de 25 anos.

Imagem Yuzuru Sunada

Resta saber se Geoghegan Hart receberá o estatuto de líder sem contestação da Ineos no Tour, uma vez que nenhuma das principais figuras da formação, Geraint Thomas, Egan Bernal e Richard Carapaz, e a que se pode acrescentar o regressado Richie Porte, não definiram ainda as suas prioridades para a temporada que se aproxima.

PUB
Cube Stereo ONE

“Não tivemos essa conversa”, afirmou Geoghegan Hart sobre a liderança da equipa. “Para ser honesto, também não é uma conversa em que estou muito interessado… Creio serão as pernas a decidirem, provavelmente após o Critérium du Dauphiné em junho”, sublinhou.

E será que Geoghegan Hart sente-se capaz de lutar pela vitória no Tour? “Sim, definitivamente, acho que sim. As corridas de três semanas são adequadas às minhas características fisiológicas. Vou em crescendo ao longo da prova e última semana estou sempre melhor. Nunca me verão a fazer algo de especial na primeira semana de uma grande volta…”

E justifica: “Mostrei precisamente isso no Giro, no final estava lá! Esse exemplo dá-me confiança para sonhar com o sucesso no Tour”.

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!