A pouco e pouco, as 12 velocidades estão a ser incorporadas nos grupos de transmissão Shimano para bicicletas de estrada. Naturalmente, chega a vez das gamas mais acessíveis: eis o Shimano 105 mecânico de 12 velocidades.

PUB
Orbea Genius Dealers

“O novo Shimano 105 R7100 mecânico 12x tem como principal objetivo fazer chegar a tecnologia das gamas superiores a um público mais alargado e que pretende menos complicações, componentes confiáveis e manutenção acessível”, explica a Shimano.

Destaca-se neste novo grupo Shimano 105 o desviador traseiro (RD-R7100) com a tecnologia Shimano Shadow RD… “Este desviador oferece um perfil mais baixo e uma tensão única, proporcionando aos ciclistas um desempenho suave, eficiente e silencioso”, comenta a marca em comunicado.

Por outro lado, o desviador da frente (FD-R7100) apresenta aquilo que a marca denomina de “uma construção de elo oscilante”. A Shimano refere que “isto significa que os ciclistas podem confiar em mudanças sem complicações, seja em situações de mudanças para o prato grande, ou para o prato mais pequeno”.

  • Peso do desviador traseiro (RD-R7100): 249 gramas;
  • Peso do desviador dianteiro (FD-R7100): 96 gramas.

A Shimano, tendo em conta as necessidades atuais do mercado e sempre atenta ao que os utilizadores mais apreciam, não quis preencher em demasia o seu novo catálogo da gama 105 com “milhares” de opções.

PUB
Specialized Levo

Por exemplo, em termos de pratos frontais, são oferecidas duas combinações (50-34 e 52-36) conjugadas com as manetes FC-R7100 e com construção “oca” em alumínio (Hollowtech II). As cassetes são também disponibilizadas em duas opções, 11-34d e 11-36d, com um foco nítido para quem gosta de subir…

  • Peso pedaleiro (50-34d): 754 gramas;
  • Peso cassete (11-34d): 361 gramas.

As manetes possuem um design que nos é muito familiar, mas, obviamente, a da direita possui um “clique” extra para a 12ª velocidade. Estas são também responsáveis pela travagem BR-717o, que, graças a uma folga ligeiramente maior (cerca de 10% a mais), evita os ruídos parasitas e incómodos do raspar de disco, garante o fabricante.

Note-se que esta grupo de transmissão é apenas compatível com travagem hidráulica.

PUB
Selle SMP
  • Peso do conjunto de manetes e pinças de travão: 612 gramas;
  • Peso do disco de travão (140 mm e 160 mm): 133 gramas o par.

Mais info:

Lê também:

Nova transmissão Shimano GRX leva as 12x ao gravel [com vídeo]

Imagens: Shimano

Também vais gostar destes!