“Tadej [Pogacar] é um ciclista que gosta de experimentar coisas novas”, realçou Joxean Matxin Fernandez, diretor da UAE Team Emirates, aquando do anúncio das primeiras corrida do ano da estrela eslovena. O vencedor da Volta a França em 2020 e 2021 seria (como tem sido normal) a escolha óbvia para liderar a equipa na corrida caseira: Volta aos Emirados Árabes Unidos (UAE Tour). Porém, este ano ficará pela Europa.

PUB
TrekFest 2024

Pogacar vai começar a temporada em Espanha, na Clásica Jaén Paraíso Interior no dia 13 de fevereiro, seguindo depois para a Volta a Andaluzia (15 a 19). Será uma estreia para o ciclista em ambas as provas.

Nas últimas três temporadas o esloveno fez a viagem até aos Emirados (ganhou duas das edições da corrida), mas em 2023 o calendário foi alterado e ficará por Espanha, antes de seguir para um périplo por Itália.

“É ótimo experientar novas corridas e estou entusiasmado para ver o que Jaén e Andaluzia oferecem. Mal posso esperar por voltar às corridas”, afirmou o ciclista, no comunicado da UAE Team Emirates.

O ciclista, de 24 anos, explicou que a preparação para a nova época correu bem, mas sofreu uma gastroenterite em janeiro “que não foi muito agradável”, como descreveu. Mas está preparado para começar a temporada.

PUB
Giant TCR 2024

Matxin referiu que o objetivo passou por não alterar muito o calendário de Pogacar, mas sendo um ciclista que gosta de novas experiências, a decisão foi manter o esloveno na Europa.

Depois das provas espanholas, o corredor segue para a Strade Bianche para tentar repetir o triunfo de 2022. Tirreno-Adriatico e o monumento da Milano-Sanremo também estão no programa de Pogacar.

Depois será altura de viajar até à Bélgica para a Através da Flandres e outro monumento: Volta a Flandres. Na semana das Ardenas apostará na Flèche Wallonne e… mais um monumento: Liège-Bastogne-Liège.

Pogacar gosta das clássicas, mas entretanto será altura de começar a pensar na Volta a França. Para já, só surge na preparação a Volta à Eslovénia.

De referir, que perante a ausência de Pogacar na UAE Tour e com João Almeida confirmado na Volta ao Algarve, o reforço britânico Adam Yates irá assumir a liderança da equipa na prova dos Emirados Árabes Unidos.

PUB
Beeq

O cabeça de cartaz da corrida é desde logo Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). A presença do campeão do mundo já foi confirmada.

Também vais querer ler…

O renascer de Rui Costa: ‘Esta equipa acredita em mim e isso motiva-me muito’

Fotografia: Sprint Cycling Agency/Facebook UAE Team Emirates

Imagens: Facebook UAE Team Emirates

Também vais gostar destes!