Aos 37 anos, Nino Schurter não se cansa de vencer e fazer história. Após ter batido o recorde de etapas ganhas na competição mais importante de todas na 2ª etapa, quando foi “rei” em Lenzerheide, na Suíça, eis que decidiu alargar esse feito: são agora 35 etapas no seu “bolso”.

PUB
TrekFest 2024

Desde cedo que se percebeu quem iria comandar a etapa de Val di Sole na vertente masculina. Nino Schurter e Alan Hatherly formaram par à frente numa fase prematura da prova, mas, quando faltavam quatro voltas para o término, o suíço deixou Hatherly para trás e começou a trilhar o caminho para a vitória. Literalmente.

Val di Sole Trentino Men's XCO Race Highlights| UCI Mountain Bike World Series

Sem dar hipóteses aos seus adversários, o suíço de 37 anos cruzou a meta ao cabo de 1 hora, 20 minutos e 22 segundos, vencendo assim pela 35ª vez na Taça Mundo XCO.

O sul-africano Alan Hatherly não aguentou o ritmo e foi ultrapassado por Mathias Flückiger, Vlad Dascalu e Joshua Dubau, terminando assim na 5ª posição. O português Roberto Ferreira terminou no 77º posto a 12 minutos e 42 segundos do vencedor.

PUB
KTM

Do lado das senhoras, Puck Pieterse deixa de ser surpresa e passa a ser confirmação… Deste vez começou logo a liderar a corrida na primeira volta. Ferrand-Prevot, Laura Stigger, Martina Berta, Alessandra Keller e Rebecca Henderson perseguiam a neerlandesa, que se mostrava bem fisica e mentalmente.

A corredora da Alpecin-Deucenink não fraquejou e avançou para a vitória praticamente sem oposição. Mais atrás, a história era diferente, com várias as corredoras a tentarem chegar ao pódio. Na quarta e penúltima volta, a sempre candidata Pauline Ferrand-Prevot estava muito atrás… Problemas mecânica, uma queda…

Martina Berta e a australiana Rebecca Henderson acabariam por fechar o pódio, respetivamente. A portuguesa Raquel Queirós não participou na corrida devido a indisposição.

Val di Sole Trentino Women's XCO Race Highlights | UCI Mountain Bike World Series
PUB
Giant TCR 2024

A próxima etapa da Taça do Mundo XCO UCI irá decorrer entre os dias 25 e 27 de agosto, em Pal Arinsal, na Roménia. Até lá, ficamos na memória com o domínio (quase) absoluto de Nino Schurter em Val di Sole com quatro provas ganhas em seis possíveis desde 2015. Quanto a Puck Pieterse, encontra-se a solidificar, etapa após etapa, as expetativas que se estão a criar à sua volta. Porque talento está provado que existe…

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo XCO Val di Sole 2023: Schwarzbauer e Stigger vencem XCC [com vídeos]

Imagens: Facebook UCI Mountain Bike

Também vais gostar destes!