Dia “forte” na Taça Mundo XCO, pois a pista de Les Gets, em França, é sempre muito técnica e proporciona bom espetáculo. Assim foi, mas sem o icónico Nino Schurter (que confessou ter prescindido desta etapa para se preparar para os Jogos Olímpicos) e sem Tom Pidcock, que anda na Volta a França.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) foi o grande vencedor, e com uma boa vantagem, mas houve um grupo de atletas que fizeram forte oposição durante a corrida.

Um deles foi Luca Braidot, campeão italiano de XCO, que até viria a cair duas vezes, uma delas na tábua de descida da plataforma para a secção das raízes, uma das secções mais escorregadias do percurso.

Mas a meio da corrida foi Mathias Fluckiger que tomou as rédeas da corrida, mas depressa Hatherly  deu boa resposta às intenções do suíço e avançou a solo até ao fim, cortando a meta “dando” mais de minuto e meio a toda a “concorrência” deste fim de semana.

Refira-se, contudo, o excelente trabalho do tal grupo perseguidor à dupla da frente, composto por Braidot, Sam Gaze e Simon Andreassen. Eis a classificação do dia:

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

E falamos aqui de vitória a dobrar porque Hatherly venceu também a corrida de XCC de 6ªfeira!

HIGHLIGHTS | XCC Elite Men's Race Les Gets | UCI Mountain Bike World Series

Também aqui o sul-africano teve de bater-se com um Sam Gaze muito competitivo, que acabaria por ficar em 3º, e com Charlie Aldridge a ficar em 2º. Schwarzbauer e Litscher ficaram em 4º e 5º, com apenas sete segundo de diferença, como é habitual no XCC.

Entre as senhoras, notou-se a ausência de Pauline Ferrand-Prevot e foi Puck Pieterse que aproveitou melhor para vencer a corrida de XCO em elites femininas. Pieterse arrancou logo na primeira volta e foi mantendo o ritmo bem isolada na frente até conseguir uma tranquila margem de 50 segundos.

PUB
Nova Trek Supercaliber
RACE HIGHLIGHTS | Elite Women's XCO World Cup Les Gets Haute-Savoie, France

Foi assim até ao fim, com as posições do pódio a ficarem ocupadas por Candice Lill (a mais de dois minutos e meio!), Alessandra Keller, Jenny Rissveds e Anne Terpstra.

Já o XCC de elites na senhoras “sorriu” a Alessandra Keller, com Pieterse a ficar a apenas três segundos e com as seguintes posições a serem ocupadas por Rebecca Henderson, Evie Richards e Gwendalyn Gibson. Gibson e Henderson são novidades nos pódios, sim!

HIGHLIGHTS | XCC Elite Women's Race Les Gets | UCI Mountain Bike World Series

Raquel Queirós, a única portuguesa em elites na Taça Mundo XCO, ficou na posição 21 na corrida de de XCC de 6ªfeira e fez 43º lugar no XCO.

Mais info:


Crédito das imagens: website UCI MTB World Series (https://ucimtbworldseries.com)

PUB
Specialized Levo

Também vais gostar destes!