A promessa é que o percurso de Mairiporã, na 1ª etapa da Taça Mundo XCO 2024, ia ser rápido, menos técnico, irreverente, imprevísivel. Promessa cumprida, e vencedoras inesperados a abrir a temporada: Chris Blevins e Jenny Rissveds!

PUB
Orbea Genius Dealers

Logo na primeira subida, tudo apeado! Foi assim nos sub-23 e em elites, homens e mulheres. Só a partir da 2ª ou 3ª volta se começavam a desenhar grupos mais à frente e na perseguição. Nos homens, isso aconteceu dessa forma, com um Vidaurre muito ativo na frente e um Schurter perdido lá para trás… Pelo meio, os do costume.

RACE HIGHLIGHTS | Elite Men XCO World Cup - Mairiporã, Brazil

Na última volta, grupo reunido e 12 atletas na disputa pelo primeiro lugar! É aí que, numa parte mais dura, Christopher Blevins, norte-americano da Specialized Factory Team, dispara para a vitória. Chegou à meta isolado, com Victor Koretzky logo a seguir, da mesma equipa, e Filippo Colombo em 3º lugar (Scott Sram).

RACE HIGHLIGHTS | Elite Women XCO World Cup - Mairiporã, Brazil

Nas senhoras, Haley Batten andou quase sempre na frente… Na última volta deixou-se passar por Jenny Rissveds, que venceu, e também por Savilia Blunk (Decathlon Ford), e ainda foi ao chão numa das últimas curvas. Ainda assim ficou em 3º lugar. Nota especial para Jolanda Neff, que fez uma corrida de trás para a frente e terminou em 5º.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Muitas dificuldades e azares para alguns nomes sonantes, especialmente por este ser um percurso muito mais rápido do que técnico. Nino Schurter (com queda e uma infeção nos olhos…) faz 35º, seguido de Titouan Carod. Mais atrás chegou David Valero, no 39º lugar.

Nas senhoras, Loana Lecomte não foi além da posição 21 e Laura Stigger ficou-se pelo 37º lugar. Recorde-se que Ferrant-Prevot continua a preparar-se para as Olímpiadas e não esteve presente. Puck Pieterse a mesma coisa, pois correu estrada este fim de semana, tal como Thom Pidcock, que venceu a Amstel Golden Race.

Raquel Queirós, a nossa portuguesa em prova em elites pela BH Coloma Team? Posição 39 no XCO de ontem e 31 no XCC de sábado. Deu para pontuar!

No XCC de sábado, vitória para Samuel Gaze entre os homens, com Luca Schwarzbauer em 2º e Martin Vidaurre em 3º. Nas senhoras, venceu Evie Richards, seguida de Rebecca Henderson e Alessandra Keller nas 2ª e 3ª posições.

PUB
KTM
RACE HIGHLIGHTS | Elite Women XCC World Cup - Mairiporã, Brazil
RACE HIGHLIGHTS | Elite Men XCC World Cup - Mairiporã, Brazil

Mais info:


Créditos das imagens: website e redes sociais UCI MTB e @MTBworldseries

Também vais gostar destes!