A 2ª etapa da Taça Mundo Downhill UCI deste fim de semana aconteceu no mesmo local das provas de XCC e XCO, Lenzerheide, na Suíça. E os vencedores nas categorias de elite foram um pouco supreendentes, concordam os especialistas na matéria: Rachel Atherton e Jordan Williams.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Num percurso bastante técnico e exigente (no final deste artigo podes ver também o vídeo de reconhecimento do track), Rachel Atherton apresentou-se “com pouca preparação”, como a própria reconheceu, mas ainda assim foi a mais rápida na pista suíça.

Lenzerheide Downhill Women's Race Highlights | UCI Mountain Bike World Series

A britânica sofreu em 2019 uma queda que a obrigou a parar, para depois em 2021 fazer uma pausa na carreira para se dedicar à sua filha recém-nascida. Assim, chegou este fim de semana a Lenzerheide sem grandes objetivos, que pelos vistos foram largamente superados.

A atleta conseguiu assim a sua 40ª vitória na Taça do Mundo Downhill UCI, descendo o traçado em 3″07’514, seguida por Camille Balanche, a 0.534 segundos, e por Nina Hoffman, a 0.787 segundos.

PUB
Giant TCR 2024

Na categoria elite masculina, a vitória sorriu a um jovem britânico de apenas 18 anos: Jordan Williams. Nem o atual campeão do mundo em titulo, Loïc Bruni, conseguiu superar o tempo de Williams.

Williams cruzou a meta em 2″39’222 segundos, deixando os grandes nomes do downhill mundial boquiabertos… Loïc Bruni foi o último homem a partir e sabia que não seria fácil bater o britânico; apesar de ter ganho as semi-finais e conseguir superar William nos dois primeiros setores, quando chegou ao terceiro, mais técnico, perdeu a margem positiva que tinha. Terminou em 3º lugar.

Com apenas 18 anos, Williams comentou no final: “Isto é inacreditável. Lenzerheide não é das minhas pistas favoritas e simplesmente fiz o melhor que pude. Passei de juniores para elites, e ajudou-me muito o facto de competir com atletas juniores muito rápidos. Não estava focado em ganhar ou em desgastar-me muito, fiz o melhor que pude. Pensei mesmo que Loïc iria vencer”.

PUB
Specialized Levo

Jordan Williams vence com 2″39’222 segundos, Loris Vergier gasta mais 0.495 segundos para o 2º lugar, e Loïc Bruni fecha o pódio com mais 0.685 segundos.

Lenzerheide Downhill GoPro Course Preview | UCI Mountain Bike World Series

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo XCO UCI Lenzerheide 2023: Nino Schurter faz história… [com vídeos]

Imagens: Redbull

Também vais gostar destes!