Loic Bruni e Valentina Holl foram os grandes vencedores da etapa de Loudenvielle da Taça Mundo UCI DHI 2023, que teve lugar naquela região francesa no passado fim de semana. O downhiller francês passou para a frente da classificação geral deste circuito de provas mundial.

PUB
Selle SMP

O homem da casa foi mesmo mais forte que os restantes concorrentes, mas teve de sofrer um pouco. Com 32 atletas a descerem o percurso de Loundenvielle, foram os atletas de Dakotah Norton (EUA) e de Laurie Greenland (Reino Unido) que constituiram a grande concorrência…

Loic Bruni

No entanto, foi outro francês que liderou durante a maior parte do tempo: Remi Thirion. Thirion manteve o seu lugar no topo da classificação, contudo, quando ainda faltavam cinco ciclistas descer o percurso, eis que Bruni saltou para a frente da prova e não mais a largou. Apesar da excelente prestação, Remi Thirion acabou no 5º posto, sendo ainda ultrapassado por Jackson Goldstone (Canadá).

O ex-líder do ranking da Taça do Mundo, o canadiano Finn Iles, acabou por ser desqualificado ainda antes da corrida depois de ter tido uma leitura incorreta do percurso, saindo mesmo dos limites permitidos.

A vitória de Bruni colocou-o no topo da geral da Taça do Mundo DHI, com 1.123 pontos. Finn Iles caiu para o segundo lugar com 1.041 pontos e o canadiano Jackson Goldstone situa-se em terceiro com 1.036 pontos.

PUB
Orbea Genius Dealers
Loudenvielle - Men Elite DHI Highlights | 2023 UCI MTB World Cup

Entre as senhoras, Valentina Holl reafirmou a sua supremacia, mais uma vez. A austríaca já tinha vencido em casa, em Leogang (Aústria), depois também de conquistar o lugar mais alto do pódio em Val di Sole e Escócia. Após um pequeno revés em Vallnord na semana passada, superada pela alemã Nina Hoffmann, Holl dominou as qualificações com uma vantagem de 1,2 segundos.

Valentina Holl

A canadiana Gracey Hemstreet foi a primeira a descer a montanha e estabeleceu o tempo a bater. Mille Johnset, da Noruega, seguiu e teve dificuldades, escorregando duas vezes e batendo numa árvore para terminar fora do tempo de Hemstreet.

Lisa Baumann (Suíça) foi quem se seguiu e assumiu a liderança, mas Phoebe Gale (Grã-Bretanha), de seguida, registou um tempo ainda mais rápido, apesar de algumas dificuldades num percurso complicado.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

A favorita da casa, Cabirou, foi a próxima e bateu o tempo de Gale em todos os intervalos para assumir a liderança. Hoffmann acabaria por destronar Cabirou e cimentou-se na primeira posição… Mas faltava Valentina Holl.

Com um início prometedor em que desde cedo estabeleceu o tempo mais rápido do dia no primeiro intervalo. Apesar de ter ficado presa em algumas raízes de uma árvore e perder alguns segundos, mesmo ficando atrás de Hoffmann na primeira metade do percurso, eis que a austríaca aumentou o ritmo, recuperou o tempo perdido e saiu vitoriosa com cerca de três segundos de vantagem sobre Hoffmann.

Holl, que se sagrou campeã mundial de DHI no passado mês de agosto, está cada vez mais perto do título, liderando o ranking geral da Taça do Mundo com 1.642 pontos. Na segunda posição está a alemã Hoffmann com 1.198 pontos.

Loudenvielle - Women Elite DHI Highlights | 2023 UCI MTB World Cup

Downhill senhoras Loudenvielle:
1. Vali Höll AUT 4:00.593
2. Nina Hoffmann GER +2.840
3. Marine Cabirou FRA +5.352
4. Phoebe Gale GBR +8.473
5. Lisa Baumann SUI +9.164

Downhill homens Loudenvielle:
1. Loïc Bruni FRA 3:31.785
2. Dakotah Norton USA +0.777
3. Laurie Greenland GBR +0.879
4. Jackson Goldstone CAN +1.356
5. Remi Thirion FRA +2.578

Ranking 2023 – Taça Mundo UCI DHI senhoras:
1. Valentina Höll AUT 1642 pontos
2. Nina Hoffman GER 1198
3. Camille Balanche FRA 1020
4. Marine Cabirou FRA 958
5. Monika Hrastnik SLO 711

PUB
KTM

Ranking 2023 – Taça Mundo UCI DHI homens:
1. Loïc Bruni FRA 1123 pontos
2. Finn Iles FRA 1041
3. Jackson Goldstone CAN 1036
4. Loris Vergier FRA 908
5. Thibaut Daprela FRA 907

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo DHI 2023: Hoffman e Daprela vencem em Pal Arinsal

Imagens: Facebook UCI Mountain Bike World Series / Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Também vais gostar destes!