Lars van der Haar (Baloise Trek Lions) venceu a segunda ronda da Taça do Mundo de ciclocrosse em Maasmechelen, na Bélgica, este domingo. O neerlandês superiorizou-se a partir de duas voltas e meia do final da corrida, destacando-se dos seus dois perseguidores, o belga Eli Yserbyt (Pawless Sauzen-Bingoal) e o companheiro de equipa e vencedor da primeira prova da competição, em Waterloo, nos Estados Unidos, o jovem belga Thibau Nys.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Nys acabou por ter uma queda na última volta e perdeu o pódio, que foi ocupado por Haar, Iserbyt e Laurens Sweeck (Crelan Fristads), este último em clara subida de forma após a entrada na temporada claramente abaixo das suas capacidades.

Van der Haar aplicou o seu ataque no momento certo, após Iserbyt, vencedor no sábado do Superprestige de Ruddervoorde, ter acumulado mais um dos seus muitos erros na corrida, a maioria na passagem pelos taludes do circuito – como o próprio reconheceu em declarações no final da prova. Depois de ganhar alguma vantagem, o neerlandês conseguiu mantê-la contra o ‘forcing’ final de Iserbyt, que terminou a 21 segundos do vencedor e seis à frente de Laurens Sweeck.

Van der Haar, após esta vitória, ascende à liderança da Taça do Mundo com 61 pontos e ultrapassa Thibau Nys, agora terceiro depois de ter sido apenas 7.º classificado em Maasmechelen, com 59 pontos, mais um ponto do que Eli Iserbyt (3.º).

PUB
Beeq

“É uma vitória muito importante. Foi uma corrida difícil, contra adversários muito jovens e muito fortes. Agradeço a ajuda da minha equipa, que foi fundamental para o meu sucesso hoje. Tive um furo, mas consegui superar esse percalço e vencer, por isso estou ainda mais satisfeito”, afirmou o Lars van der Haar.

Van Empel e as… outras

Na competição feminina, Fem van Empel está simplesmente um nível (ou vários…) acima da concorrência! Cinco corridas de ciclocrosse esta temporada para a jovem neerlandesa da Jumbo-Visma… e quinta vitória!

A última prova que a campeão mundial da disciplina não venceu remonta ao início de janeiro deste ano (!) e a sua série de êxitos já atinge onze triunfos.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Na segunda ronda da Taça do Mundo, em Maasmechelen, na Bélgica, este domingo, Fem van Empel não só venceu mais uma vez, como dominou todas as rivais… mais uma vez! E por uma vantagem gigante.

Entre as perseguidoras, as compatriotas Ceylin del Carmen Alvarado (Alpecin-Deceuninck), vencedora na véspera da também segunda prova do Superprestige, em Ruddervoorde, ficou a esmagadores 1.28 minutos de Van Empel, na segunda posição, enquanto Aniek van Alphen (Cyclocross Reds) só chegou 1.42 m depois da claríssima vencedora.

Com o segundo triunfo em duas rodas na Taça do Mundo 2023/24, Fem van Empel domina igualmente a classificação da competição com 80 pontos, mais 25 do que a segunda posicionada em Maasmechelen, Ceylin del Carmen Alvarado. Inge van der Heijden (Crelan-Corendon) é terceira da geral, com 37 pontos.

Classificações

Cyclocross24.com


Imagens @UCI_CX Taça do Mundo Ciclocrosse UCI Twitter

Também vais gostar destes!