A 5ª e última prova da Taça de Portugal de XCM foi disputada este domingo em Condeixa, prova em que Guilherme Mota (Guilhabreu MTB) e Melissa Mais (Korpo Activo/Penacova) foram os grandes vencedores em elites.
Os elite masculinos perfizeram um percurso com 95 kms de extensão, e, apesar da vitória da Taça ter caído para Guilherme Mota, quem venceu a 5ª etapa foi o seu colega de equipa Roberto Ferreira, com um tempo de 3h45m40s.
O 2º lugar ficou para Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis) e o pódio fechou-se com Renato Ferreira (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis). Guilherme apenas precisou de terminar a prova em sexto lugar para garantir a vitória na Taça com 1.140 pontos. Na geral, e atrás de Mota, ficou Filipe Francisco em segundo (910) e Renato Ferreira em terceiro (880 pontos).
Melissa Maia, ao contrário de Guilherme Mota, venceu também a última e quinta prova da Taça. O percurso de 75 kms fez-se ao gosto da ciclista, que cruzou a meta em 3h35m31s. Melissa, que terminou com 1.200 pontos acumulados, viu ficar atrás de si na quinta etapa Maaris Meier (Korpo Activo/Penacova), em segundo, e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) em terceiro.

Na geral da Taça de Portugal, foi Celina Carpinteiro quem ficou em segundo lugar com 1.010 pontos, e Maaris Meier em terceiro, com 1.000 pontos.

PUB
Cube Stereo ONE
Classificações em masters masculinos:
  • Master 30: Rodrigo Gomes (BTT Seia) com 1.300 pontos;
  • Master 35: Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) com 1.200 pontos;
  • Master 40: Martinho Saragoça (Korpo Activo/Penacova) com 1.450 pontos.
  • Master 45: Nuno Vicente (BTT Seia);
  • Master 50: António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar);
  • Master 55: Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem);
  • Master 60: Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis).
Classificações masters femininas:
  • Master 30: Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco);
  • Master 40: Raquel Santos (BTT Seia);
  • Master 50: Carla Vieira.

Faltam então os vencedores das E-mtb, na qual Vitor Calvino foi quem venceu a geral da Taça de Portugal, apesar da quinta etapa ser ganha por Carlos Brás (BTT Conceição de Faro). Nas femininas foi Cátia Santos a vencedora, que já havia garantido o triunfo na prova anterior.

Roberto Soares, na categoria C, e Ivo Vieira (Róódinhas/Master Vantagem), na D, foram os vencedores nas categorias de paraciclismo ao vencer a prova em si e a Taça de Portugal.

 

Coletivamente a equipa mais forte foi a Korpo Activo/Penacova com 1400 pontos no ranking. Em segundo lugar, e com 1200 pontos, ficou Saertex Portugal/Edaetech e, com 830, o BTT Seia.
Nas equipas de masters: o BTT Seia venceu com 1300 pontos, Korpo Activo/Penacova alcança o segundo lugar, com 1280 pontos, e a equipa Róódinhas/Master Vantagem termina em terceiro com 990 pontos.

Mais info:

Lê também:

Cristiana Valente é a grande vencedora da Taça de Portugal feminina [com vídeo]

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Novidades Trek 2024

Também vais gostar destes!