Mário Costa lidera a Taça de Portugal depois de vencer a terceira ronda, em Santo Tirso, este domingo. A prova masculina de elite foi muito disputada, com o campeão nacional a triunfar com um vantagem curta. Já na feminina, Joana Monteiro continua imparável: três corridas, três vitórias.

PUB
Orbea Genius Dealers

Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) e Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) partiram com os mesmos 100 pontos, ambos com uma vitória cada e um segundo lugar.

Em Santo Tirso, os quatro primeiros classificados ficaram muito próximos. Barbosa acabou por perder algum terreno na luta pela Taça de Portugal, mas ainda faltam duas corridas. Foi quarto classificado, a 41 segundos, sendo agora segundo no ranking, a 35 pontos de Mário Costa.

“A minha corrida foi condicionada por uma má partida, devido aos segundos perdidos, mas principalmente pelas sempre difíceis ultrapassagens. Parabéns ao vencedor”, disse o corredor da ABTF Betão-Feirense.

E o arranque foi mesmo importante, pois também foi destacado pelo vencedor: “Fiz uma boa partida, consegui estar na frente e liderar a corrida até ao final. Mais uma vitória e mais líder da Taça.”

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Nas redes sociais Mário Costa escreveu ainda: “Primeira corrida com lama de verdade da temporada, circuito ainda mais desafiante e muito público a assistir.”

Em segundo ficou Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT), a nove segundos e Bruno Silva (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio, a 24.

Na prova feminina, Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) voltou a deixar as adversárias longe, estando a dominar a Taça de Portugal. Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva) terminou a 53 segundos e Jessica Costa (Guilhabreu BTT) a 1:13 minutos.

PUB
Beeq

“Não queria chuva mas ainda bem que choveu. É dos circuitos que mais gosto de correr com piso seco, mas a chuva que caiu hoje deixou-o no ponto. O desafio de segurar a bicicleta em todas as curva, foi delicioso. Diverti-me muito”, realçou a vencedora nas redes sociais.

Com 80 pontos de vantagem sobre a companheira de equipa Marta Branco (foi apenas quinta em Santo Tirso), Joana Monteiro pode garantir a conquista da competição já na próxima corrida, em Abrantes, no dia 17.

Mas não será preciso esperar muito pela conclusão da Taça de Portugal, pois logo a 18 (um domingo), os corredores disputam a prova final em Ansião.

Vencedores nas restantes categorias e líderes dos rankings

  • Sub-23: João Silva (Guilhabreu BTT) / João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde)
  • Juniores: Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis)
  • Cadetes: Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) / Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde)
  • Masters 30: Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata
  • Masters 40: Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech)
  • Master 50: António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar)
  • Master 60: Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Nota: Quando o nome só aparece uma vez é porque o corredor venceu a prova e lidera o ranking.

Classificação completa:

Também vais querer ler…

Van der Poel chegou, viu e venceu!

PUB
Riese & Müller Multitinker

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!