É já a 16 de Abril que as estradas que percorrem o concelho de Pedrógão recebem a 6ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, uma prova que decide este ano a Taça de Portugal Jogos Santa Casa em ciclismo de estrada.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Alinhadas à partida estarão 17 equipas e 120 atletas que arrancam de Pedrógão Grande e fazem ligação a Aigra Nova, localidade pertencente ao concelho de Góis, no centro do país.

Esta é umas das provas mais desafiantes do calendário nacional, pode dizer-se, totalizando uma distância de 150 km de estradas íngremes e desniveladas. Zêzere, Lousã, Pedrógão Pequeno, Álvaro, Candal, Cerdeira, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal e Comareira são alguns dos locais que recebem o pelotão nacional durante um dia que se espera muito competitivo.

Existem três contagens de montanha, sendo uma delas a chegada à meta (3ª categoria) e as outra duas na Portela do Fojo, ao km 64,2, e outra em Castanheira de Pera, ao km 112,5. Apesar disto, esta edição é das menos montanhosas em comparação com as anteriores.

Rafael Silva (Efapel Cycling) é quem segue na liderança da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, com 105 pontos. Em segundo e terceiro lugar estão Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com 95 pontos, e Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), com 86 pontos, respetivamente.

Antecipa-se uma prova bem disputada, na qual pode haver mudanças significativas em relação à classificação geral, dada a proximidade dos lugares cimeiros do pódio.

De relembrar que a Clássica Aldeias do Xisto está inserida no projeto Cyclin’Portugal, que promove regiões portuguesas como “destinos de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador.”

PUB
Orbea Genius Dealers

Mais info: 

Lê também…

Os melhores momentos da Clássica da Arrábida [com vídeo]

Fotos: Site oficial fpciclismo

Também vais gostar destes!