Vila Real recebeu a segunda de cinco rondas da Taça de Portugal. Joana Monteiro soma e segue, continuando a não dar hipótese às rivais. Já a prova masculina de elite foi bem mais intensa. Desta feita, Márcio Barbosa bateu Mário Costa.

PUB
Specialized Levo

Na primeira corrida realizada em Melgaço, o campeão nacional (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) havia sido o vencedor, com Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) a ser segundo. Em Vila Real as posições inverteram-se, mas, mais uma vez, a diferença entre eles foi muito curta: 11 segundos. Em terceiro ficou Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT), a 42.

Vila Real é um local talismã para Márcio Barbosa. Em 2020 ali conquistou o seu segundo título nacional, ainda que a pista tenha entretanto sofrido algumas alterações para a tornar ainda mais complicada e competitiva.

Barbosa lidera agora o ranking da Taça de Portugal, mas em igualdade pontual com Mário Costa: 100 pontos. Bruno Silva (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), quarto em Vila Real, é terceiro, com 55.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Já Joana Monteiro aumentou a vantagem, tendo agora 40 pontos sobre a companheira de equipa Marta Branco. Nesta segunda prova da Taça de Portugal, o pódio foi 100% Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, com Catarina Lopes a ser terceira.

Porém, Marta e Catarina ficaram longe da vencedora: 1:06 e 2:19 minutos, respetivamente.

“A organização ofereceu-nos um circuito duro, e felizmente não choveu para o tornar pior”, escreveu Joana Monteiro na sua página de Facebook, mostrando-se satisfeita por ter consolidado a liderança numa Taça de Portugal que conquistou na temporada passada.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A próxima corrida a contar para a competição está agendada para 27 de novembro, em Santo Tirso.

Vencedores nas restantes categorias

  • Sub-23: João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde)
  • Juniores: Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis)
  • Cadetes: Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde)
  • Juvenil: Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact)
  • Master 30: Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata
  • Master 40:Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech)
  • Master 50: António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar)
  • Master 60: Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Classificações completas:

Também vais querer ler…

Laurens Sweeck é o ‘novo’ Iserbyt na Taça do Mundo de Ciclocrosse

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!