Este fim de semana decorreram a quarta e quinta etapas da Taça de Portugal de ciclocrosse, nos circuitos de Paços de Ferreira e de Vila Real, respetivamente, no sábado e no domingo.

PUB
Specialized Levo

Os jovens Ana Santos e João Cruz (que competem em Elites e Sub-23) tiveram dias de sonho, ao vencerem ambas as jornadas e com esses êxitos reforçaram as respetivas lideranças na classificação geral da Taça de Portugal.

A jovem Ana Santos (X-Sauce Factory Team) arrancou para o fim de semana de jornada dupla com a vitória na pista de Paços de Ferreira (4.ª etapa da Taça). Carla Fernandez (Rio Miera-Cantabria Deporte) foi a segunda classificada, a 1.43 minutos, e Joana Monteiro terminou no terceiro posto, a 2.05 minutos.

imagem-taça-de-portugal-ciclocrosse-ana-santos

Ana Santos ganhou igualmente na categoria de sub-23, seguida por Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Em masculinos o cenário foi idêntico em Paços de Ferreira: o jovem João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) exerceu domínio completo na quarta etapa da Taça de Portugal. Em Elites, Cruz deixou o segundo classificado, Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), a 29 segundos, enquanto Mário Costa fechou o pódio, a 55 segundos.

PUB
KTM E-Bikes BTT

imagem-taça-de-portugal-de-ciclocrosse-joão-cruz

João Cruz também se impôs nos Sub-23, seguido por Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube).

Nos escalões (ainda) mais jovens, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) venceram em juniores, e Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça/Triumtermica) e Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) em cadetes.

Em Vila Real, o mesmo figurino

PUB
Prototype

No dia seguinte, domingo, a comunidade do ciclocrosse nacional voltou a reunir-se, então em Vila Real, para a quinta etapa da Taça. Cenário idêntico ao da véspera, em Paços de Ferreira.

Ana Santos (X-Sauce Factory Team) venceu e a ampliou (ainda mais!) a vantagem na classificação geral da competição, mostrando-se a mais forte entre as Elites ao remeter para a segunda posição Joana Monteiro, que concluiu a prova a 2.45 minutos da vencedora, e para a terceira, Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB), que cruzou a meta 7.31 minutos.

Tal como no sábado em Paços de Ferreira, Ana Santos liderou também em Sub-23 em Vila Real. Beatriz Sousa e Laura Simão, ambas do BTT Loulé/Elevis, foram segunda e terceira classificadas, respetivamente.

João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) repetiu o triunfo em Vila Real, tanto em elite, como em sub-23.

imagem-taça-de-portugal-de-ciclocrosse

Rafael Sousa, do Guilhabreu MTB, foi segundo, a 21 segundos, e Mário Costa terceiro, a 1.27 minutos, enquanto nos sub-23 foi Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) quem encerrou o pódio final, depois de Rafael Sousa ter repetido o segundo posto.

PUB
Nova Mondraker Dune

Nos juniores, as vitórias pertenceram a Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) e João Fonseca (BTT Matosinhos), e nos cadetes a Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça/Triumtermica) e João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro).

imagem-taça-de-portugal-de-ciclocrosse

Mais info:


Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!