A Specialized renovou as gamas de pneus S-Works Turbo e fê-lo com uma adição e uma subtração que resultaram em duas evoluções importantes: por um lado, somou um novo composto de borracha mais eficaz à construção dos pneumáticos, e por outro, através de inovações no fabrico diminui-lhes a suscetibilidade a furos e o peso. Portanto, que melhores avanços se poderiam querer a um pneu de bicicleta desportivo de elevado desempenho?

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A marca norte-americana não se poupou a esforços no desenvolvimento do novo produto e recorreu às parcerias com as equipas de ciclismo que patrocina e ao ‘know-how’ recolhido nalgumas das mais prestigiadas competições do WorldTour – e já esta temporada de 2022. A Specialized forneceu aos corredores uma vasta escolha de pneus-protótipos, que denominou de Project Black, e que agora apregoa no mercado.

Os modernizados pneus Specialized S-Works Turbo, disponíveis em três gamas constituída por pneus tubeless e para câmara de ar (clincher), são produzidos com um inédito composto, Gripton T2, aplicado na faixa central para menor resistência ao rolamento, que “acrescenta eficiência de ligação de sílica às cadeias de polímeros fixas” de que é construída a carcaça e o rasto do pneu.

Foto Specialized/Eloise Mavian/Tornanti.cc

O fabricante diz que a evolução técnica otimiza a eficiência da pedalada, aumenta a aderência em piso molhado e prolonga a durabilidade do pneu. «O composto Gripton T2 é o resultado de mais de dois anos de desenvolvimento e intenso trabalho de laboratório e a sua exclusividade é tal que se aplica apenas ao canal central, deixando nos flancos o conhecido Gripton T5».

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Além do novo composto, os pneus S-Works Turbo foram atualizados com uma nova faixa de proteção sob a banda de rodagem feita de kevlar e chamada Blackbelt. A Specialized garante uma proteção antifuro superior em 12% comparativamente aos pneus antecessores, com um peso inferior.

S-Works Turbo RapidAir 2BR

São os pneus tubeless mais desportivos, utilizados pelas equipas profissionais patrocinadas pela Specialized. É um pneu revelante até na história da marca, uma vez que foi o pioneiro no processo em curso de substituição do pneu tubular nas bicicletas das formações que alinham nas principais divisões do ciclismo mundial.

Este pneu de competição possui a carcaça RapidAir, composta por duas camadas sobrepostas (em vez de três) que otimizam o rolamento e a aderência. À sua estrutura é adicionado o novo composto Gripton T2 (que se junta ao Gripton T5) e a estreante proteção antifuro Blackbelt, tornando-o o pneu tubeless mais leve que a Specialized já produziu. O seu peso, na medida 26 mm (único disponível), é de tão-só 230 gramas e custam €90.

S-Works Turbo 2BR

Concebidos para uma utilização menos ‘competitiva’ do que os 2BR, embora preservando elevados níveis de desempenho desportivo, os renovados pneus tubeless 2BR integram igualmente o estreante composto Gripton T2 (além do T5) e a inédita proteção antifuro Blackbelt. A versão mais leve reivindica um peso de 260 gramas, apenas 30 gramas mais do que o RapidAir. Estão disponíveis em três tamanhos: 26, 28 e 30 mm, ao preço de €85.

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Foto Specialized/Francesco Rachello/Tornanti.cc

S-Works Turbo

As novidades também foram aplicadas nos pneus para câmara de ar (clincher) das gamas Turbo. O novo S-Works Turbo tem o mesmo composto duplo, proteção BlackBelt (mais 8% de resistência ao furo) e um peso muitíssimo leve: 200 gramas na versão de 24 mm. Estão disponíveis em quatro medidas: 24, 26, 28 e 30 mm e com preço unitário de €60.

Turbo-Pro

Ainda na escolha de pneus para câmara de ar, em patamar abaixo na gama estão os Turbo Pro, agora sem o rótulo S-Works. Estes incluem apenas o composto Gripton T5 na sua construção, mas ostentam um peso muito competitivo: 220 gramas. Estão disponíveis em quatro tamanhos: 24, 26, 28 e 30 mm, por €45.

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