“Porque é que nos esforçamos para sofrer em silêncio nas nossas subidas solitárias…?”. Esta é a pergunta que a Shimano deixa no ar quando apresenta este novo vídeo num dos seus canais de YouTube. E a protagonista é Sophie Moser, uma das embaixadoras da marca nipónica.

PUB
Orbea Genius Dealers

Sophie é alemã de nascença, mas tem nacionalidade suíça por adoção. E percorre o Paso de Julier ao longo destes três minutos de vídeo. O seu interesse pelo ciclismo surgiu quando tinha vinte anos, foi aí que decidiu que a alta montanha era o seu habitat natural… Em tempos a dureza destes desafios quase a levou a desistir do ciclismo, hoje é a sua paixão.

“O que eu gosto nas subidas é a experiência de desafio que não sinto nos terrenos planos, é o foco em pedalar que me concentra. Vejo tudo com mais clareza. No trabalho, quando tenho um dia complicado, espero pelo fim do dia, subo para a bicicleta, pedalo e liberto-me”, diz Sophie.

A ciclista revela também que as montanhas sempre lhe causaram um impacto muito particular. “Trazem-me paz, mas também energia”, explica.

Em 2019, Sophie alcançou um dos seus sonhos ao pedalar por montanhas nos alpes franceses, locais carregados de história no mundo do ciclismo. “O Col du Galibier, o Col de la Madeleine e o Col de la Croix de Fer… Cada montanha tem a sua própria personalidade, as cores e paisagens distintas, e estão imergidas na história da Volta a França”, refere a ciclista.

PUB
TrekFest 2024

A atleta já “percorreu também grande parte da Europa, incluindo pontos como os Dolomitas, Vosgos, Maiorca e outros locais nos alpes franceses”. Também já subiu o Mont Ventou três vezes num só dia… E Sophie participa na iniciativa Fast and Female SUI desde 2020, organizando viagens para mulheres ciclistas, como explica a Shimano.

Mas a outra protagonista nesta história é a bicicleta de Sophie. Trata-se de uma Koba, uma marca com pouca expressão em Portugal, neste caso o modelo Pro. Entre os componentes está, por exemplo, o grupo de transmissão Shimano Dura-Ace Di2 com cassete 11-34t, como destaca naturalmente o fabricante japonês.

PUB
Giant TCR 2024

O conjunto fica completo com um par de rodas Dura-Ace em carbono C50, de perfil de 50 mm, que embora possam não ser a melhor opção para subir, apresentam uma “leveza e reatividade que garantem uma boa aceleração”, promete a Shimano.

Mais info:

Lê também:

Hands-on GoRide: sistemas de transmissão Shimano CUES, AutoShift e FreeShift Di2

Imagens: Shimano

Também vais gostar destes!