O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, serviu ontem de “palco” para a apresentação em Portugal do Škoda Titan Desert Morocco 2023.

PUB
Giant TCR 2024

Foi Manu Tajada, diretor técnico desta prova internacional de BTT por etapas, que revelou e explicou todos os contornos do evento, com presença na sala de vários atletas portugueses que já participaram no Titan Desert e da presidente do Município de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que também marcou presença na apresentação de ontem.

“O Titan Desert é mais do que uma corrida de bicicletas, é uma experiência que nos marca para a vida”. Manu Tajada começou desta forma uma apresentação de ideias relativas ao Titan que impressionam qualquer amante de ciclismo e BTT, desde os momentos passados no meio das dunas ao companheirismo que e notório em todo o acampamento da prova.

Manu Tajada, diretor técnico do Skoda Titan Desert Morocco.

Todas estas ideias foram confirmadas pelos mais de dez Titan’s portugueses presentes na sala, que tiveram também oportunidade de contar as suas experiências e várias histórias engraçadas e de superação que trouxeram do deserto de Marrocos.

Marco Chagas, que dispensa apresentações, já participou no Titan por três vezes.

Esta será a 18ª edição da prova, a realizar entre os dias 30 de abril e 5 de maio. “”É justamente isso que continua a motivar-nos após 17 edições: nunca parar de gerar emoções únicas e surpreender os Titãs”, garante a organização.

PUB
Giant TCR 2024

À direita, Manu Tajada; à esquerda (e a conduzir a apresentação), Nuno Margaça, que já terminou o Titan Desert Morocco por dez ocasiões.

E grande parte da apresentação de ontem serviu para mostrar os percursos de todas as etapas do Titan Desert Morocco 2023, pois a prova regressa às montanhas, por assim dizer. Ao todo são 627 km com 7.700 metros de acumulado positivo, distribuídos por seis etapas.

Laura Rodrigues, presidente do Município de Torres Vedras, sendo que é nesta cidade que está localizado o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho.

“Montanhas, deserto, pistas rápidas e secções de navegação são combinadas numa das edições que se prevê como uma das mais espetaculares e inovadoras de que se tem memória”. Nos primeiros dias os atletas vão andar em redor da cordilheira do Atlas, sendo que 80% dos percursos de toda a prova são inéditos.

PUB
Prototype

A terceira e quarta etapa serão de maratona, sem assistência mecânica. Na segunda haverá a parte do percurso cronometrada que dará uma bonificação para a classificação geral e em três das tiradas haverá sectores em que os atletas terão de se valer do seu sentido de orientação para chegarem à meta.

Mas aqui ficam os vídeos oficiais de todas as etapas do Titan Desert Morocco 2023, com as respetivas informações:

Vídeo do percurso total:

OFFICIAL ROUTE I ŠKODA TITAN DESERT MOROCCO 2023

Etapa 1

STAGE 1 I ŠKODA TITAN DESERT MOROCCO 2023

Etapa 2

PUB
Specialized Levo
STAGE 2 - ŠKODA WE LOVE CYCLING I ŠKODA TITAN DESERT MOROCCO 2023

Etapa 3

STAGE 3 - KOSNER - SALTOKI HOME I ŠKODA TITAN DESERT MOROCCO 2023

Etapa 4

STAGE 4 I ŠKODA TITAN DESERT MOROCCO 2023

Etapa 5

STAGE 5 I ŠKODA TITAN DESERT MOROCCO 2023

Etapa 6

STAGE 6 I ŠKODA TITAN DESERT MOROCCO 2023

De recordar que a Titan World Series inclui a prova em Almería, Espanha (em outubro) e na Arábia Saudita (em finais novembro). E uma surpresa que estava reservada para ontem: o lote de eventos Titan World Series vai regressar à América do Sul com uma prova a realizar no México, no estado da Baixa Califórnia, prevista para 2024!

Mais info e inscrições:

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho:

Também vais querer ler…

5 boas razões para não falhares o ŠKODA Titan Desert Marrocos 2023 [com vídeo]

ŠKODA Titan Desert Morocco 2023: inscrições abertas! [com vídeo]

Miguel Indurain vai estar no ŠKODA Titan Desert Marrocos 2023 [com vídeo]

Também vais gostar destes!