Silvia Persico foi a revelação da temporada. A sétima posição na Volta a Itália, top 5 na Volta a França e o pódio no Campeonato Mundial marcam com brilho o ano da corredora italiana.

PUB
Specialized Levo

No entanto, Persico não esperava ter um desempenho tão bom nas corridas por etapas. “No início da temporada, ainda me considerava uma especialista em clássicas. Não gostava muito de corridas por etapas. No entanto, mesmo assim decidi fazer o Tour e a Vuelta e, finalmente, o Giro, depois de uma boa exibição na Volta a Burgos”, começou por confidenciar em entrevista ao VeloNews.

 

PUB
Giant TCR 2024

No Giro, a ciclista que se transferiu da Valcar-Travel & Service para a UAE ADQ, dos Emirados Árabes Unidos, não estava para a classificação geral, mas acabou por ser promovida a líder da equipa depois da queda e consequente ausência da prova de Olivia Baril. “O treinador disse-me que tinha de apontar à classificação geral porque a Olivia já não podia correr. Nunca tinha sido líder numa grande volta”, recordou.

A primeira experiência de Persico foi conclusiva, com o encorajador sétimo lugar na corrida italiana, seguido da confirmação de todo o potencial com excelente quinto na Volta a França.

“Na última etapa, que terminou no topo da Planche des Belles Filles, estava exausta. Queria desistir porque estava muito cansada, mas quando cheguei à última subida, decidi dar tudo. Terminei em terceira, e nem queria acreditar. Foi o meu melhor momento da temporada”, confessou.

Mas esse momento não foi o último feito da temporada de Persico. Para o final ficou reservada a conquista da medalha de bronze na corrida de fundo no Campeonato Mundial. Apesar deste magnífico resultado, a italiana quer concentrar-se nas corridas por etapas no futuro.

 

“O meu objetivo nos próximos anos é vencer o Tour. Em 2023, provavelmente será muito cedo, ainda sou jovem e tenho de trabalhar acima de tudo o meu desempenho nos contrarrelógios. Agora prefiro corridas por etapas e quero melhorar a esse nível a partir da próxima temporada”, revelou.

As companheiras este ano na Valcar-Travel & Service, Olivia Baril, Chiara Consonni e Eleonora Gasparrini, também se transferiram para a UAE ADQ. “Estou feliz por contar com as minhas companheiras na próxima temporada noutra equipa, especialmente Chiara, que é a minha melhor amiga”, concluiu Persico.

Foto: Silvia Persico Facebook

Também vais querer ler…

Silvia Persico entusiasmada por defrontar Ferrand-Prévot no ciclocrosse

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

 

 

Também vais gostar destes!