A Scott Endorphin representou uma parte importante na história da Scott, pois foi a primeira bicicleta de carbono comercializada pela marca. Agora, cerca de 27 anos depois do lançamento original desta icónica bicicleta, um exímio exercício de design por parte do designer original dá origem à Scott Endorphin do novo século…

PUB
Prototype

A Scott Endorphin original alcançou o auge com as vitórias na Taça do Mundo da altura, o que a tornou um modelo lendário. Barbara Blatter competiu maioritariamente com a Endorphin, tendo conquistado a Taça do Mundo em 2000, e alcançando também dois títulos do campeonato suíço de XC (1999 e 2000). Também alcançou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2000.

A nova Scott Endorphin para 2024.

O quadro em fibra de carbono com design monocoque fez com que tivesse um dos pesos mais baixos na história das bicicletas de XC daquela época. Foi uma das primeiras a ter quadro em carbono feito através de tubos, que acabou por dar lugar a um sistema de construção que continua a ser utilizado.

A Scott Endorphin dos anos 90.

“O único foco do projeto era ir tão longe quanto possível com a fibra de carbono, deixando para trás a construção tradicional de tubos e lubrificantes. Partimos de uma folha em branco, considerando o quadro como um objeto estrutural. Isso levou-nos a repensar cada secção transversal, cada curva e cada superfície, sendo que tudo influenciava a condução e o aspeto da bicicleta”, assegura Pascal Ducrot, vice-presidente da Scott.

A Scott Endorphin dos anos 90.

PUB
TrekFest 2024
Agora, a versão moderna da Scott Endorphin foi vista pela primeira vez na feira Eurobike deste ano. O interesse foi enorme e o conceito Scott Endorphin 2023 neste artigo é essencialmente um projeto de I&D.
A bicicleta incorpora um quadro inspirado de forma milimétrica na Endorphin original, mas com especificações dos tempos que correm. Cablagem interna e totalmente integrada, travões de disco, roda 29” e vários componentes sobredimensionados…

A Scott Endorphin dos anos 90.

A Scott Endorphin dos anos 90.

A Scott Endorphin dos anos 90.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless
Fred Rul, designer da nova Scott Endorphin (2023) e atual diretor de design industrial da Scott, comenta: “Lembro-me do meu primeiro passeio na Endorphin quando era um jovem ciclista de montanha. Nunca tinha visto nada igual. Mudou o design das bicicletas para sempre. Como um carro desportivo clássico. Reimaginar a bicicleta é um sonho tornado realidade. Aprendemos muito sobre as linhas e as curvas da bicicleta, bem como sobre o acabamento da superfície, de forma a imaginar como seria em 2023”.

Ficha técnica – Scott Endorphin EVO 2023:

  • Quadro: Scott Endorphin EVO/AVS
  • Suspensão frontal: RockShox SID SL Ultimate RD3 Air
  • Transmissão: Sram XX SL Eagle AXS
  • Pratos e pedaleiro: Sram XX Eagle AXS Transmission
  • Cassete: Sram XX SL Eagle XS Transmission 10-52t
  • Travões: Sram Level Ultimate Stealth (4 pistões)
  • Guiador/cockpit: Syncros Fraser iC SL XC Carbon AVS
  • Espigão de selim: Syncros Duncan 1.0 Carbon
  • Selim: Syncros Belcarra 1.0 Regular
  • Rodas: Syncros Silverston SL2-30 CL Carbon
  • Pneus: Maxxis Rekon Race 29×2.4

Mais info:

Lê também:

Nova Factor O2 VAM promete o melhor de dois mundos [com vídeo]

Imagens: Scott Sports

Também vais gostar destes!