A Santa Cruz apresentou recentemente aquela que poderá muito bem ser a primeira bicicleta urbana, e e-bike light, da marca: a Santa Cruz Skitch. E parece estar incluído também o cool factor típico deste fabricante norte-americano. Objetivo: que esta nova bicicleta seja a primeira escolha quando o utilizador sai de casa, ao invés do teu carro, explicam.

PUB
Nova Trek Supercaliber

A Santa Cruz Skitch é em muito semelhante à Stigmata, a versátil bicicleta de gravel da marca norte-americana. Contudo, aqui existe uma vantagem, à partida: o motor! A novidade ainda maior é a entrada da Santa Cruz na vertente das e-bikes urbanas, e-bike lights, e e-bikes gravel… A má notícia é que este modelo está para já disponível apenas nos EUA.

A impulsionar a Skitch está a unidade motriz Fazua Ride 60 (que a Santa Cruz utiliza também pela primeira vez) a debitar 430 Wh, 60 Nm, e que promete uma autonomia estimada de 100 kms, isto para uma velocidade máxima de 45 km/hora, segundo a marca.

Bastante compacto, o motor está num quadro em carbono CC e funciona de forma bastante silenciosa, garante a marca. Existem três modos de condução: Breeze, River e Rocket; do menor para o de mais assistência à pedalada, respetivamente. Os modos podem ser alterados no guiador, como na maioria das e-bikes.

O nível da bateria é visível na parte superior do toptube, elemento que também se torna um ponto de carregamento USB capaz de carregar a bateria de luzes ou do telemóvel, por exemplo. O carregamento da bicicleta, esse, faz-se junto ao eixo pedaleiro e são precisas três horas e meia para se atingir a capacidade total da bateria, diz a Santa Cruz.

 

PUB
KTM E-Bikes BTT

A Skitch pesa 13,6 kg e as rodas de 700c podem acomodar pneus de até um máximo de 50 mm. Explica a Santa Cruz que este modelo também se adapta ao ciclismo de aventura, caso esteja nos teus planos fazer trajetos fora de estrada ou mais aventureiros. Para isto, podes também optar por um guiador recto ou por um de estrada/gravel.

A passagem de cabos é interna, os discos são flatmount e de 160 mm, podes incluir um espigão telescópico, e ainda há a opção de colocares uma suspensão de 40 mm caso procures um pouco de mais conforto no teu commute. A terminar este pack bastante versátil está a cor Matte Olive Green.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Para já, esta bicicleta está disponível apenas nos Estados Unidos da América, pelo que ainda estamos a aguardar datas para a Europa.

Mais info:

Lê também:

Nova Santa Cruz Nomad 6 2023: bem-vindos à era das mullet! [com vídeo]

Imagens: Santa Cruz

Também vais gostar destes!