O BTT regressou este domingo e logo com um título nacional em disputa. A prova escolhida para a retoma do calendário desta vertente foi o XCE (Cross Country Eliminator – Eliminação BTT), que não tem grande tradição em Portugal, mas deu o mote para o resto de uma temporada, curta, mas que ninguém quer desaproveitar para conquistar umas vitórias. Foi o caso de Roberto Ferreira e de Raquel Queirós, ambos da Guilhabreu BTT, que se sagraram-se campeões de XCE.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

A prova teve lugar na pista permanente de Tamengos, Anadia, e a derradeira corrida realizou-se ao final da tarde, com um duelo emocionante entre Roberto Ferreira e Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Bruno Silva (Clube BTT de Matosinhos) garantiu a terceira posição.

Na prova feminina, destacaram-se as corredoras de nova geração. Raquel Queirós venceu perante a concorrência de Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), ciclista ainda em idade júnior. Joana Monteiro (Axpo/FirstBikeTeam/Vila do Conde) fechou o pódio.

© Federação Portuguesa de Ciclismo

Restantes escalões

Nos juniores masculinos, Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) até foi batido na qualificação por Tomás Frazão (Róódinhas/Santos Silva), mas na decisão final, acabou por vencer o título nacional. Vasco Cunha (BTT Matosinhos) foi terceiro.

Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT) foi exemplar entre as juniores femininas, sendo a mais forte no apuramento e na final. Margarida Cortes (BTT Loulé/Elevis) foi a segunda classificada e Sofia Gomes (BTT Seia) a terceira. Os campeões nacionais de cadetes foram Daniel Lima (BTT Loulé/Elevis) e Mariana Líbano (Maiatos).

Nas categorias de veteranos venceram o master 30 Diogo Afonso (Núcleo do Sporting de Vila Real de Santo António), o master 40 Miguel Ribeiro (Póvoa de Varzim/CDC Navais), o master 50 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) e a master feminina Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Podes ver neste link da Federação Portuguesa de Ciclismo as classificações completas.

O que é o XCE?

XCE quer dizer, em inglês, Cross Country Eliminator. Em português podemos traduzir por Eliminação em BTT.

Ao contrário da eliminação em pista, não se trata de uma corrida em pelotão. O XCE arranca com um contrarrelógio individual de uma volta à pista. Quem fizer os melhores tempos em cada uma das categorias etárias e em cada um dos géneros passa à fase seguinte.

Em Anadia, na qualificação, apuraram-se os oito mais rápidos em cada categoria etária e género. Os oito melhores da qualificação foram distribuídos por duas séries de quatro corredores. Em cada uma destas sérias apuraram-se dois ciclistas para uma final a quatro que determinou as quatro primeiras posições.

Calendário BTT

  • 12 e 13 de setembro: Qualificações Inter-Regionais para o Campeonato Nacional XCO
  • 20 de setembro: Campeonato Nacional de DHI
  • 27 de setembro: Campeonato Nacional de XCO
  • 11 de outubro: Campeonato Nacional de XCM
  • 25 de outubro: Campeonato Nacional de Enduro
  • 29 de outubro a 1 de Novembro: Taça do Mundo de DHI
LÊ TAMBÉM:  Betalú mais perto de feito histórico. Galicia sem concorrência na Titan Desert

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.