Pelo terceiro ano consecutivo, o espetáculo do Red Bull UCI Pump Track World Championships vai regressar a Lisboa, com o Parque das Nações a ser o palco de uma das etapas de qualificação no dia 8 de outubro. Para os corredores portugueses há ainda um incentivo extra: o título de campeão nacional.

PUB
KTM

A final mundial realiza-se este ano na cidade de Santiago do Chile (20 de novembro), depois de em 2021 Lisboa ter sido o palco de atribuição dos títulos mais desejados.

Em 2022 faz parte do circuito de 22 cidades que vão decidir quem irá discutir a camisola arco-íris. A UCI reconhece esta modalidade desde 2018, com características muito próprias.

Numa iniciativa conjunta com a Federação Portuguesa de Ciclismo, também será decidido o campeão nacional, cuja classificação será determinada com base nos tempos da prova.

As inscrições já estão abertas através deste link, no site da Red Bull.

PUB
Beeq

O que é o Red Bull Pump Track?

É uma modalidade plena de espectáculo. Consiste em evoluir numa pista de alcatrão, composta por uma sucessão de rolos e curvas. Tal permite os corredores progredir praticamente sem pedalar, ou seja, usando o balanço do corpo.

A pista do Parque das Nações tem 285 metros, com 16 curvas. Cada atleta compete sozinho e tentará estabelecer o tempo mais rápido.

O Pump Track é uma modalidade que atrai atletas de diferentes estilos, casos do Downhill, Dirt Jump, Four Cross e a BMX Race, esta última uma modalidade olímpica.

Para quem quiser assistir in loco, a entrada é livre. A 7 de outubro realizam-se os treinos, antes da competição no dia seguinte.

PUB
Giant TCR 2024

Fotografias: Dan Griffiths e Hugo Silva/Red Bull Content Pool

Também vais querer ler…

Jackson Goldstone faz história na Red Bull Hardline 2022 [com vídeos]

Também vais gostar destes!