Rafael Sousa conseguiu o sexto lugar no Campeonato da Europa BTT em juniores masculinos, prova disputada este fim de semana na pista de Tamengos, em Anadia. Na categoria feminina, e no seu primeiro ano de júnior, Beatriz Guerra assegura a 21ª posição.

PUB
KTM E-Bikes BTT

O jovem português Rafael Sousa começou a corrida sempre bem colocado nos dez corredores mais rápidos em prova, gerindo bem o esforço, o que permitiu ao atleta progredir ao longo da prova e ficar a apenas 26 segundos da medalha de prata.

A corrida foi ganha por Withen Philipsen, que se isolou a partir da terceira volta e cruzou a meta com 54 segundos de vantagem para o segundo posto, ocupado por Freek Bouten. A fechar o pódio e a gastar mais 58 segundos que o vencedor ficou o norueguês Sivert Ekroll.

Rafael Sousa agradeceu o muito apoio dos adeptos que estiveram na pista e comentou no final: “trabalhei muito para conseguir este resultado. Sonhava com um desempenho assim, mas não sabia se seria possível. Mas o apoio do público foi incrível. Sem este incentivo não teria conseguido”.

Restantes portugueses em prova: Guilherme Barros, 32.º, a 5m02s, Tomás Gaspar, 45.º, a 6m32s, João Fonseca, 47.º, a 7m03s, Rodrigo Araújo, 48.º, a 7m15s, Lucas Ferreira, 55.º, a 8m52s, Duarte Galvão, 58.º, a 9m59s, e Eduardo Rodrigues, 60.º, a 10m27s.

PUB
Beeq

Em juniores femininos, Beatriz Guerra faz uma corrida sempre “à morte”, revela a própria. A atleta, que ainda é júnior de primeiro ano, começou na 30ª posição, conseguindo ir subindo na tabela até à 21ª posição, a 5m25s da vencedora.

Quem acabaria por triunfar no traçado português seria a italiana Valentina Corvi, seguida por Carla Hahn, a 1 segundo, e Katrin Embacher a fechar o pódio, a 14 segundos.

“Foi uma corrida sempre ‘à morte’, não deu para descansar um momento que fosse. Sei que tenho de melhorar alguns pormenores, mas já penso nas próximas provas e em fazer melhor”, referiu Beatriz no final da prova.

PUB
KTM E-Bikes BTT

O selecionador nacional Pedro Vigário mostra-se feliz com os resultados obtidos no Campeonato da Europa BTT e diz que “foi um dia bom para o BTT português”. “O sexto lugar num campeonato da europa é muito bom, mas mais relevante ainda foi o facto de o Rafael ter estado na discussão dos lugares de pódio. A Beatriz é uma corredora de primeiro ano e este foi o seu primeiro campeonato. Fez uma boa corrida e é uma ciclista ainda com muita margem de evolução. Dá-nos muita esperança para o futuro”.

Mais info:

Lê também:

Campeonato da Europa BTT: David Campos é campeão europeu de XCC, Roberto Ferreira fica à porta do top 5 [com vídeos]

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo // Facebook UEC MTB & TRACK juniors & U23 European Championships 2023

Também vais gostar destes!