A Volta a Espanha aproxima-se do veredicto final e já se agitam os bastidores do próximo grande evento do calendário: o Campeonato Europeu de Estrada.

PUB
BH GravelX

A competição acontecerá na próxima semana na província de Drenthe, nos Países Baixos, de 20 a 24 de setembro, e já são conhecidas as listas de inscritos (provisórias) para as provas masculinas e femininas, nas disciplinas de fundo e contrarrelógio.

O belga Wout Van Aert é a atração principal, a par do seu companheiro de equipa na Jumbo-Visma, o neerlandês Olav Kooij, e o dinamarquês da Lidl-Trek Mads Pedersen. A seleção portuguesa também já está definida, notando-se algumas ausências de vulto, como João Almeida, Ruben Guerreiro (a recuperar de fratura na clavícula) e Rui Costa.

Em muito boa forma na Volta à Grã-Bretanha, Wout Van Aert é o grande favorito à conquista da camisola às riscas azuis. O belga estará acompanhado na sua seleção pelo jovem Arnaud De Lie, igualmente em alta após o recente triunfo no Grande Prémio do Quebeque.

Na formação anfitriã, Olav Kooij, que venceu quatro etapas na Volta à Grã-Bretanha, partilhará a liderança com Marijn van den Berg.

O inevitável Mads Pedersen (Dinamarca) também estará presente, assim como Matteo Trentin (Itália), Rasmus Tiller (Noruega), Michal Kwiatkowski (Polónia) e ainda Julian Alaphilippe e Christophe Laporte (França). O campeão mundial, Mathieu van der Poel (Países Baixos), não deverá participar da competição, assim como Tadej Pogacar (Eslovénia) e Remco Evenepoel (Bélgica).

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

No contrarrelógio, o suíço Stefan Bissegger defenderá o título, mas terá concorrência do compatriota Stefan Kung, que foi segundo em 2022, de Wout Van Aert (Bélgica) que tentará a dobradinha (com a corrida de fundo), e acima dos demais, Filippo Ganna (Itália) – que venceu o contrarrelógio da Vuelta – e o jovem prodígio Joshua Tarling (Grã-Bretanha), ambos também no pódio no contrarrelógio dos Mundiais de Glasgow.

Como outsiders destacam-se Mikkel Bjerg (Dimanarca), Rémi Cavagna (França), Ethan Hayter (Grã-Bretanha), Mattia Cattaneo (Itália) e Soren Waerenskjold (Noruega).

Nas competições femininas, Lotte Kopecky (Bélgica), Lorena Wiebes e Demi Vollering (Países Baixos) surgem como favoritas, mas terão forte oposição de Cecilie Uttrup Ludwig (Dinamarca), Liane Lippert (Alemanha), Elisa Balsamo e Elisa Longo Borghini (Itália), Kasia Niewiadomia (Polónia) e Juliette Labous (França).

Lê também:

Eleita a armada lusa para o Campeonato da Europa de Ciclismo

Imagens: UEC Twitter

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!