Eis o resumo dos dias mais recentes neste desafiante projeto ATV – Link Twinning Cities, em que os torreenses Pedro Narciso, Paulo Serra e Nelson Silva estão a ligar de bicicleta as cidades “gémeas” de Wellington, no Reino Unido, Villenave d’Ornon, em França, Torres Vedras e Lagos, no Algarve. São 2.450 kms e 16 dias consecutivos e em autonomia total!

PUB
Giant TCR 2024

Ora, este trio de aventureiros já está em solo português. Aconteceu ontem a entrada em Portugal via Penamacor e ao fim de uma etapa com 100 km que começou em Ciudad Rodrigo. Como os próprios referiram no evento de Facebook em que é possível acompanhar toda a viagem: “dia de entrar em Portugal e matar saudades do bom café, da mini preta e do pastel de nata”.

Basicamente é um recuperar de energias para as últimas etapas, sendo que o grupo é recebido na sua cidade natal, Torres Vedras, depois de amanhã, 6ªfeira dia 12 de maio, pelas 19 horas, no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. Está toda a gente convidada! Com mais de 75% da jornada completa, de seguida partem para Lagos, a última paragem do percurso de 2.450 kms.

Mas aqui fica um resumo das etapas anteriores desde que os atletas partiram de Villenave d’Ornon, em França:

Dia 7

PUB
Prototype

Ao sétimo dia em cima das bicicletas, Pedro Narciso, Paulo Serra e Nelson Silva andaram pela primeira vez na viagem sem destino marcado e cumprindo o número de km que achavam razoável para aquele dia.

Foram 170 km atravessando pinhais e em estradas de alcatrão “duvidoso”, em que o melhor foi a parte final, na costa do sul de França, em ciclovias fantásticas que levaram às praias de Capbreton sob um pôr do sol revigorante.

Dia 8

PUB
Orbea Genius Dealers

A etapa entre Capbreton e Vitória teve 196 km e 2.500 D+ de acumulado positivo, foi a “etapa rainha” desta viagem e também a mais espetacular. “Primeiro veio o que restava da costa francesa, num percurso junto às praias que reduziu a velocidade média drasticamente”.

De regresso a estradas principais, depressa chegaram a Espanha e um dos elementos sentiu uma limitação física que o obrigou a desviar-se para San Sebastian para apanhar o comboio para Burgos. O Paulo Serra e o Pedro Narciso continuaram em direção a Vitória. 

Dia 9

À saída de Vitória havia um problema para resolver: em Espanha não se pode andar de bicicleta nas autoestradas e estes aventureiros não tinham ainda forma definida de passar um determinado troço sem ter de passar pelas portagens.

Mas no preciso momento que chegaram ao “cruzamento das decisões”, um ciclista com uma bicicleta de coleção que vale uma pequena fortuna (um antigo profissional e que tem vários amigos em comum com os nossos atletas) indicou o caminho certo, que envolveu fazer 10 km extra… Chegados a Burgos reuniram-se de novo para a tirada do dia seguinte!

PUB
Cube Stereo ONE
Dia 10

De Burgos a Tordesilhas foi um “pulinho” de 180 km e 1.100 D+. E com vento a favor, o que era raro até então! Depois de uma primeira parte de subidas e descidas bastante cénicas, foi dia de fazer kms sem parar em terreno plano até Valladolid.

Dia 11

A caminho de Ciudad Rodrigo ao longo de 175 km (1.000 D+), o grupo de ciclistas ATV – Link Twinning Cities foi possível sentir como um percurso de bicicleta pode ser aborrecido… “Até de carro é aborrecido, imaginem de bicicleta”, referem… Por esta altura 66% da viagem estava concluída e era hora de entrarem em Portugal.

Neste evento de Facebook é possível acompanhar tudo o que se passa nesta aventura. E relembramos que o projeto ATV – Link Twinning Cities é uma causa solidária com o objetivo de angariar verbas para a aquisição de três bicicletas-triciclo para os utentes da APECI – Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras.

É a campanha solidária Stronger By Bike, sendo que o apelo é simples: qualquer pessoa pode ajudar nesta contribuição, basta “comprar” o número de kms que desejar e assim ajudar à angariação da verba necessária.

Cada um de nós pode selecionar sem limites a quantidade de kms que deseja “patrocinar”. É possível fazê-lo através de um link que encontras neste website da associação ATV.

Refira-se que no momento de escrita deste artigo já tinham sido angariados 1.004 euros do total de 2.400 euros necessários para cumprir o objetivo.

Mais info:

Link direto para fazer donativo:


Imagens: ATV

Também vais gostar destes!