Tadej Pogacar venceu a edição de 2021 da Liège-Bastogne-Liège, a última da temporada de cinco corridas ‘clássicas monumento’, este domingo, na Bélgica.

PUB
Cube Stereo ONE

O esloveno na UAE Emirates foi mais rápido no sprint de num grupo de cinco corredores que se isolou a 15 quilómetros da meta e que integrava também Michael Woods (Israel Start-Up Nation), Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), David Gaudu (FDJ Groupama) e Alejandro Valverde (Movistar), este último a comemorar neste dia o 41.º aniversário.

Os portugueses Rui Costa (UAE Team Emirates) e João Almeida (Deceuninck-QuickStep) concluíram a clássica, lado a lado, no pelotão, na 63.ª e 65ª posições, respetivamente a 3.06 minutos do vencedor.

A Ineos foi a priemira equipa a meter-se ao trabalho, com Tao Geoghegan Hart e Adam Yates, seguiu-se de Richard Carapaz, que se meteu em fuga de um pequeno grupo após a Côte de la Forge, penúltima subida do dia (a 21 km do final).

PUB
Giant TCR 2024

Mas foi Davide Formolo (UAE Team Emirates), primeiro, e depois Michael Woods, que aceleraram nas íngremes rampas da Côte de La Roche-aux-Faucons, a última subida a 13 quilómetros da meta, para selecionar definitivamente o grupo da frente nos cinco elementos que vieram a discutir a vitória.

Na reta da meta, Alejandro Valverde foi o primeiro a sprintar, mas Tadej Pogacar saiu da roda de Julian Alaphilippe e superou o campeão do mundo.

“Estou a viver o sonho do ciclismo. Adoro esta corrida, vencer contra estes nomes é incrível. Sabia que Alaphilippe estava forte, mas estava com pernas muito boas e isso permitiu-me ultrapassá-lo sobre a linha de meta”, disse Pogacar.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O francês David Gaudu ficou na terceira posição, Valverde foi quarto e Michael Woods o quinto. O suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) liderou o grupo de perseguidores, que chegou a sete segundos dos primeiros.

Classificação final da Liège-Bastogne-Liège – 2021

  1.  Tadej Pogacar (UAE Team Emirates)  6:39.26 horas
  2. Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep)    m.t.
  3. David Gaudu (Groupama-FDJ)             m.t.
  4. Alejandro Valverde (Movistar)            m.t.
  5. Michael Woods (Israel Start-up Nation)           m.t.
  6. Marc Hirschi (UAE Team Emirates)     a 7 segundos
  7. Tiesj Benoot (Team DSM)       a 7 s
  8. Bauke Mollema (Trek-Segafredo)       a 7 s
  9. Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe)   a 9 segundos
  10. Matej Mohoric (Bahrain Victorious) a 9 s

63ª Rui Costa (UAE Team Emirates)         a 3.06 minutos

65ª João Almeida (Deceuninck-QuickStep)          a 3.06 m

Também vais gostar destes!