Tadej Pogacar e o jovem companheiro de equipa, o espanhol Juan Ayuso, de apenas 19 anos, concluíram um treino longo de conjunto da UAE Emirates com uma subida de quase 10 km em ritmo de competição. Ambos terão medido forças no Coll de Rates, perto de Calpe, Alicante (Espanha), e Ayuso, novo recruta da formação árabe, contratado esta temporada, tal como João Almeida, perdeu apenas 14 segundos para o esloveno na chegada ao cume, após mais de cinco horas e meia de treino.

PUB
Spiuk ProFit 2022

Segundo fontes citadas pelo jornal El País, Pogacar só conseguiu distanciar Ayuso na seção final da subida, onde as inclinações atingem 14%, com o espanhol a oferecer excelente réplica e a fornecer boas indicações sobre as suas capacidades e momento de forma. Ambos publicaram o treino na plataforma online Strava, superando largamente o melhor tempo na subida (KOM), do polaco Michal Kwiatkowski (Ineos), de 27.01 minutos.

Pogacar concluiu a subida de 9,7 km a uma inclinação média de 6,6% (desnível de 645 metros) em 24.50 minutos (velocidade média de 23,5 km/h) e terá produzido um impressionante VAM de 1605 m/h e 5,9 watts/kg. Ayuso não demorou mais de 14 segundos do que o vencedor das duas últimas edições do Tour de França.

“Foi um dos treinos mais difíceis deste estágio de treinos e testamo-nos, vimos como estão os nossos níveis de forma no Coll de Rates e em outra subida”, confirmou Pogacar, sobre o ‘duelo’ com Ayuso no último dia 9, num treino que teve 190,5 km e 3828 metros de desnível acumulado e duração total de 6:03 horas, a uma média de 31,4 km/h.

Foto UAE Team Emirates

“Sinto-me muito bem, a minha forma está onde quero que esteja. Também acho que Ayuso vai estar súper forte ainda este ano. Está muito motivado e focado nos seus grandes objetivos. Terá as suas oportunidades e por isso deve mostrar as suas capacidades”, comentou Pogacar.

Juan Ayuso é considerado o novo talento do ciclismo espanhol. Em 2021, venceu o Giro Sub 23  e terminou em segundo lugar na corrida Villafranca-Ordiziako Klasika na sua estreia profissional.

Foto UAE Team Emirates

PUB
Specialized Recolha em Loja

O diretor da UAE Emirates, Joxean Matxin, e o técnico da formação, Íñigo San Milán, acompanharam o treino com admiração no carro de apoio. “É assim que eles são, são competitivos”, disse San Milán ao El País. “Vão sair-se bem nas primeiras corridas”, acrescentou o treinador, que já tinha analisado a performance dos dois corredores num teste de laboratório realizado durante o mesmo estágio espanhol.

“Testei os dois ao mesmo tempo, para que ficassem tensos, para que Tadej sinta que não pode relaxar, porque o Ayuso está forte, e para que Juan [Ayuso] possa ver que está a aproximar-se da melhor referência que poderá ter: Tadej. Fiquei impressionado. No Coll de Rates, a intensidade de treino de Tadej foi semelhante à de uma etapa do Tour. Se Ayuso fizer o que fez nesse treino em competição, quando Tadej não estiver lá…”, disse San Milán.

Foto principal: UAE Team Emirates

PUB
Mondraker Raze

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Estrada