Tom Pidcock quer concentrar-se na Volta a França e na corrida olímpica de ‘mountain bike’ (XCO) em 2024, apesar de ser uma conjugação ousada, considerando que as duas provas estão separadas por apenas oito dias – o final do Tour e o evento de XCO nos Jogos Olímpicos de Paris.

PUB
Cube Stereo ONE

“É uma situação limite, não será fácil, mas farei as duas provas… Estarei no Tour com a equipa e esta também não abdica de mim, e defenderei o meu título olímpico, custe e o custar”, afirma o corredor britânico na INEOS Grenadiers no site do seu patrocinador pessoal, Red Bull.

Apesar das exigências, Pidcock vislumbra vantagens em combinar as duas disciplinas. “A minha opinião mudou um pouco sobre as grandes voltas. Pensava que teria de me especializar cada vez mais na estrada em longas corridas por etapas, com o objetivo de um dia vencer o Tour, mas para tirar o melhor proveito de mim mesmo terei de continuar a receber novos estímulos. Isso deixa-me satisfeito e a apreciar mais o que faço. Se apenas competisse na estrada ver-se-ia o melhor Pidcock por alguns meses, mas depois cansar-me-ia e procuraria coisas novas para fazer”, explica o corredor, de 24 anos.

Pidcock considera importante voltar ao Tour. No ano passado conseguiu vencer uma etapa, mas em 2023 apontou à classificação geral, mas não foi além do 13.º lugar. “Tive muitos objetivos no Tour. Nem todos os resultados foram ruins, mas não foi como eu queria. Tentei tanto a classificação geral quanto a vitória na etapa, mas fiquei de mãos vazias. Aprendi muito, mas aquelas três semanas não foram divertidas”, explica o corredor.

A terceira disciplina de Pidcock, o ciclocrosse, também continuará a ter um papel importante na sua carreira. “O ciclocrosse dependerá da época da estrada. Algumas corridas de ciclocrosse ajudam-me a ser um corredor melhor nas clássicas. Ainda não sei quais corridas farei, mas isso terá de acontecer na altura dos estágios da equipa de estrada. O Mundial em Tabor? Ainda não há clareza sobre se estarei presente”, conclui o inglês.

PUB
BH GravelX

Imagens INEOS Grenadiers Twitter

 

Também vais gostar destes!