Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
Vuelta 2024 em Portugal: o GoRide foi reconhecer o percurso da 1ª etapa! [com vídeo] 14 de Agosto, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Rum-On: para cima de helicóptero, para baixo na Mondraker Crafty Unlimited! [com vídeo] 6 de Setembro, 2024
Partilha!Tweet É esteticamente fantástico, mas também traz contratempos. Vejamos quais são eles... A passagem interna de cabos é sem dúvida uma das grandes tendências de design e construção nas bicicletas de hoje, sejam elas de estrada, de BTT, de gravel, urbanas… Falamos dos cabos de travão, quase sempre, mas também dos da transmissão, por exemplo.PUB Em termos de estética, é fantástico; no que toca à funcionalidade não tanto, mas acaba por resultar bastante bem, que é o que interessa. Mas será que não há desvantagens nestes sistemas de passagem interna dos cabos? Vejamos então quais as situações em que isto nos complica a vida e também os pontos em que é vantajoso poder contar com este pormenor de engenharia e design dos tempos modernos das bicicletas… Vantagens… 1. Estética ‘limpa’ É evidente que a passagem interna de cabos nos guiadores e quadros da bicicletas tem como objetivo tornar o look deste componentes e elementos mais “limpa” e visualmente agradável. E quem não gosta que assim seja? Aqui deste lado adoramos e somos a favor, desde que funcione! E há bikes cujo cockpit fica brutal quando os cabos não estão à vista. PUB 2. Aerodinâmica Há ganhos de aerodinâmica quando os cabos não estão expostos à deslocação do ar, naturalmente. Nas bikes de BTT talvez isto não seja assim tão flagrante, mas nos modelos de estrada não há dúvida de que assim é. Principalmente ao mais alto nível de competição, em que cada grama e segundo contam… 3. Cabos protegidos Se os cabos passam por dentro do guiador ou do quadro, certamente que ficam mais protegidos. Sofrem menos com condições metereológicas adversas, apanham menos pó e terra, e ficam menos sujeitos a estragarem-se no caso de queda, por exemplo. No caso do BTT ainda mais, pois cabos a passar por fora podem até ficar presos em ramos ou vegetação, por exemplo. PUB Desvantagens… 1. Menos acessíveis Talvez a maior das desvantagens: quando há passagem interna dos cabos, estes ficam quase inacessíveis, é muito mais difícil resolver qualquer problema que surja com os mesmos. Por oposição, quando os cabos estão no exterior são sempre mais fáceis de substituir, desencravar, etc. 2. Ruídos? Aqui não há hipótese: há sempre uma bicicleta ou outra que nos chega às mãos com os cabos a fazerem barulho por não estarem bem fixos dentro do quadro. E é das coisas mais irritantes quando percorremos trilhos mais acidentados e que fazem com que esses ruídos se intensifiquem! 3. Mais caro? Sai mais caro. Ou seja, normalmente são as bicicletas mais acima nas gamas que contam mais vezes com os cabos a passarem por dentro do quadro ou do guiador. Logo, são mais caras. É tudo lógico também do ponto de vista do desenvolvimento: fabricar um quadro com estas características, capaz de albergar no interior todos os cabos, tem certamente um custo de produção mais elevado. E isto reflete-se no preço final da bicicleta. PUB
Destaque Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] Fausto PInarello revela as histórias de algumas das bicicletas mais marcantes da marca italiana. A primeira bateu recordes com Induráin... Por Rafael Prazeres17 de Setembro, 2024
Destaque Na Volta a Espanha com o Apoio Neutro da Shimano: como funciona? [com vídeo] Andámos no carro de Apoio Neutro da Shimano durante as duas primeiras etapas da Volta a Espanha. Vê aqui como tudo se passa ... Por Rafael Prazeres11 de Setembro, 2024
Ciclismo Nacional Vuelta 2024 em Portugal: o GoRide foi reconhecer o percurso da 1ª etapa! [com vídeo] Percorremos hoje (e registámos em vídeo!) os 12 km do prólogo que constitui a 1ª etapa da Volta a Espanha, entre Lisboa e ... Por GoRide14 de Agosto, 2024
BTT Jogos Olímpicos: 10 favoritos ao ouro nas provas de BTT XCO Os atletas que podem efetivamente levar medalhas para casa, em nossa opinião, cinco homens e cinco senhoras. E ainda Raquel Queirós, a única ... Por Jorge Lopes27 de Julho, 2024
Especiais Iúri Leitão, Rui Oliveira e Maria Martins: os ‘tugas’ nas provas de pista dos Jogos Olímpicos [com vídeos] Estarão em competição nas vertentes de Omnnium e Madison. Vê também aqui quais são os principais candidatos às medalhas em todas as provas ... Por GoRide25 de Julho, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
Vuelta 2024 em Portugal: o GoRide foi reconhecer o percurso da 1ª etapa! [com vídeo] 14 de Agosto, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Rum-On: para cima de helicóptero, para baixo na Mondraker Crafty Unlimited! [com vídeo] 6 de Setembro, 2024