Inicia-se a contagem decrescente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 no que diz respeito ao XCO com a realização este fim de semana de uma prova de teste no mesmo circuito onde terá lugar a competição olímpica.

PUB
Orbea Genius Dealers

Amanhã, domingo, 24 de setembro, terá lugar o teste olímpico de XCO de Paris 2024. Este evento inclui sessões de treino – que começaram na sexta-feira – no local onde irá decorrer a prova dos Jogos Olímpicos.

O objetivo principal é permitir que os ciclistas fiquem familiarizados com o circuito olímpico, uma vez que, no caso dos próximos Jogos, nenhum dos ciclistas teve a oportunidade de conhecer o percurso ou competir nele.

Este circuito de XCO está situado num parque na colina de Élancourt, que se encontra na localidade com o mesmo nome, a 41 kms a oeste de Paris.

Este percurso tem 4,4 kms de extensão e um desnível positivo de 110 metros por volta, situado num parque público que foi renovado após ter sido uma zona industrial. Tem amplas áreas verdes, árvores e trilhos, sendo dominado por uma colina com 231 metros de altitude – o ponto mais alto de toda a região parisiense. O circuito irá seguir por esta zona e irá tirar partido da rede de trilhos do respetivo parque, proporcionando um circuito sustentável com um impacto ambiental mínimo.

PUB
Nova Coleção Evoc

Apesar de não se conhecer os detalhes do circuito, encontra-se prevista a inclusão de elementos técnicos artificiais tais como rampas, saltos e rock gardens.

Praticamente todos os principais atletas do XCO mundial irão estar presentes em Élancourt este fim de semana, incluindo nomes como Thomas Pidcock e Mathieu van der Poel. Será um apelativo interessante para a competição olímpica que terá lugar a 28 e 29 de julho, na vertente feminina e masculina, respetivamente.

Também irão marcar presença habituais nomes da Taça do Mundo XCO como Nino Schurter, Mathias Flückiger, Jordan Sarrou, Alan Hatherly, Vlad Dascalu e Luca Schwarzbauer. Na categoria feminina, nomes como Pauline Ferrand-Prévot, Loana Lecomte e Puck Pieterse também estarão presentes.

As corridas da elite masculina e feminina estão agendadas para as 14 e 15 horas do próximo domingo, respetivamente, sem transmissão televisiva em Portugal.

PUB
LIV INTRIGUE LT

Mais info em:

Lê também:

Inscrições abertas para o Skoda Titan Desert Morocco 2024

Imagens: UCI Moutain Bike

Também vais gostar destes!