Todos os recursos são válidos para tentar vencer a Milão-Sanremo para a UAE Emirates. Um das grandes corridas que Tadej Pogacar ainda não venceu, a clássica da primavera, primeiro monumento da temporada, volta a ser um dos objetivos do esloveno em 2025.

PUB
Subscreve o YouTube do GoRide!

Três vezes entre os cinco primeiros nas últimas três edições, ainda falta alguma coisa ao campeão do mundo para se impor na célebre meta na Via Roma. E para resolver este problema, a sua equipa recorreu a inteligência artificial (IA).

Jeroen Swart, gestor de desempenho da equipa dos Emirados Árabes Unidos, admitiu ter utilizado a ajuda da… Anna, de Analog. “Ela é um pouco mal-humorada, mas é incrível no que faz. Lançámos um projeto para gerar a nossa própria plataforma de dados e já trabalhamos há anos com os nossos parceiros nos Emirados”, começou por explicar o responsável.

“Estamos agora a alcançar marcos verdadeiramente fenomenais. A Analog foi nossa parceira para ir mais longe. Temos agora capacidades de IA extremamente interessantes.”

Swart deu um exemplo do que a IA poderia fazer. “Pegamos no perfil 3D da 18ª etapa do Tour. Pedimos à Anna que nos mostrasse como correu a prova, com pequenos ciclistas em miniatura 3D, e que nos contasse as histórias marcantes do dia, com especial destaque para Tadej”, continua.

“Obtém-se uma narrativa que começa a fornecer informações que não captamos necessariamente ao ver na TV ou no carro ou ao olhar para os dados do software que normalmente utilizamos. A Anna consegue fazer isso num minuto e em qualquer língua”, refere ainda.

Talvez a Anna consiga encontrar uma pequena vantagem no Poggio, por mais pequena que seja, que permita a Pogacar para vencer a Milão-Sanremo… “É claro que sim, mas obviamente não lhe vou dar a resposta”.

PUB


Créditos da imagem: UAE Team Emirates – Sprint Cycling Agency – https://twitter.com/TeamEmiratesUAE/status/1769100508415889557/photo/1