Quando algo de menos normal acontece ou surge ao longo das nossas voltas e treinos de BTT, há sensações que ficam registadas na nossa mente, certo? Gostamos de contar esses episódios a amigos, queremos repeti-los, fazemos por registá-los para a posteridade. Porque andar de bike não é só fazer kms atrás de kms. É “absorver” cada momento. Especialmente quando os sítios por onde passamos representam algo para quem vai em cima da bike. É parte disto que tenta contar cada uma das Orbea Trail Tales, numa série de vídeos que já conhecíamos, mas à qual demos especial atenção durante as recentes semanas em que andámos a experimentar duas bicicletas da Orbea, uma de enduro e uma e-BTT. Percebe porquê.

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Bem, a melhor forma de perceberes a fundo esse porquê é mesmo assistires a cada um dos vídeos que dispomos ao longo deste artigo e que compõem a referida série no YouTube da Orbea (entre outros). São “deliciosos” para quem gosta de ficar a conhecer a história que está por detrás de cada trilho, seja este natural, resultante de tradições, construído à mão de propósito para as bicicletas.

Trilhos com história

Nesta curta série, a Orbea tem um vídeo de nome Lead by Generations que sublinha algo muito interessante: como a história de um local pode dar origem a caminhos que ficam imortalizados e que fazem hoje as maravilhas de quem faz BTT por aquelas bandas.

E essas bandas são as encostas de steep sides of Gunnerside Gill, no Yorkshire Dales National Park, no Reino Unido. Os mineiros das minas que outrora existiram naquele lugar já por ali não andam, mas nas colinas ficaram os singletracks que eles percorriam a pé na sua jornada diária de ida e volta para os túneis. Nestas descidas, subidas e túneis tipo labirinto passam hoje muitos praticantes de BTT… Vê o vídeo:

Lead By Generations | TRAIL TALES

Sabemos o que estás a pensar neste momento: “Pois, mas cá em Portugal há coisas igualmente porreiras!”. Sim, sabemos disso. Felizmente, por este nosso país fora também não faltam sítios assim. E também praticantes de ciclismo e BTT que partem à aventura em cima da bike em “tiradas” com centenas de kms, de norte a sul. Percorrem a N2 de uma ponta à outra, entram em peregrinações religiosas de bicicleta, pedalam em serras e reservas naturais repletas de simbolismo, incluem locais e monumentos histórios nas suas voltas… E muito, muito mais!

Damos o exemplo do nosso amigo youtuber O Ciclista Improvável, praticante de BTT não há muito tempo, mas dono de um dom fantástico para registar em vídeos aventuras, trilhos, provas… Neste âmbito, vale muito a pena espreitar esta viagem bikepacking feita ao longo de toda a Costa Vicentina:

BIKEPACKING TRIP I EPIC ADVENTURE IN PORTUGAL - PART I

PUB
BH Aerolight

Em algo mais “internacional”, também não podemos esquecer o nosso amigo Rodrigo Machado, colaborador do projeto GoRide.pt, e da sua grande aventura de 1.000 kms de bicicleta na Islândia! Aqui está o artigo especial dos tempos em que ainda lançávamos regularmente a revista GoRide Magazine! Clica/toca na imagem abaixo, por favor.

E tu? Sabemos que há desse lado muita gente a fazer coisas brutais… Passas regularmente em caminhos, locais e trilhos carregados de história e simbolismo por várias razões? Tens nas pernas um grande tirada de bikepacking ou grande aventura de bike?

Conta-nos a história dos trilhos mais icónicos que percorres nas tuas voltas. Certamente dará um artigo artigo na nossa nova secção Trilhos com História!

Conta-nos tudo, mostra-nos fotos e vídeos… Gostaríamos de transformar cada um desses relatos num artigo aqui no GoRide.pt! Assinas tu o artigo, claro, nós só lhe damos um “jeitinho” antes. É uma nova rubrica que queremos criar chamada Trilhos com História (pedimos desculpa caso o nome já exista algures!).

Construir o ‘caminho’…

Num dos outros vídeos a ter em conta na série Orbea Trail Tales, o foco está em algo que acontece todos os dias em todo o mundo: construir trilhos para fazer BTT, já que a modalidade não precisa ser praticada apenas nos caminhos feitos para os carros ou motos e nos singletracks naturais, certo?

Build It And They Will Come é um vídeo que mostra como há 30 anos um galês e um escocês iniciaram um movimento de construção de trilhos, por assim dizer, que talvez tenha sido pioneiro naquilo que se passa hoje no Reino Unido, onde há qualquer coisa como 65 trail parks que totalizam mais de 2.500 kms de trilhos (segundo dados de 2020). Aqui está o vídeo:

Build It And They Will Come | TRAIL TALES

Em Portugal não há assim tantos trail parks “assumidos”. Há é centenas de trilhos criados por entusiastas da modalidade que ajudam assim a que os percursos de BTT em todo o país sejam mais desafiantes e divertidos. Fica o nosso obrigado enquanto praticantes que usufruem todas as semanas desses caminhos pensados e abertos de propósito para lá passarmos de bike.

Mostra-nos os trilhos de BTT que abriste com as tuas próprias mãos e todos usam. Queremos ajudar-te a divulgá-los!

Há um ou mais trilhos especial que criaste com as tuas próprias mãos e que têm uma história engraçada por detrás? Conta-nos tudo, mostra-nos fotos e vídeos… Queremos ajudar a divulgar o maior número possível de trilhos construídos em Portugal através da nossa nova secção Super Trilhos!

Podemos dar um exemplo que nos é próximo, que é o caso do grupo ROFXTREME Bike dinamizado pelo nosso colaborador e rider Tiago Sousa. Muita paixão não só pelas bicicletas, mas também pela construção de trilhos que todos podem explorar! Clica/toca na imagem abaixo para ver fotos e vídeos:

Trilhos que nos unem…

Em jeito de conclusão, além de reforçarmos o pedido para que nos enviem ideias e “aventuras” para as possíveis novas secções, relembramos que há mais conteúdo além deste na série Orbea Trail Tales: fotos e vídeos fantásticos na página da Facebook que a marca dedica a esta rubrica (também no Instagram) e também um microsite dedicado, apesar de ser preciso efetuar um registo para ver algum conteúdo.

Mais: o blog Orbea Stories apresenta estes e muitos outros conteúdos que justificam uma espreitadela. E não se trata apenas de “marketing” para vender bicicletas… Aqui ficam os links:

Trail Tales: All Trails Connect us.

Site oficial Orbea:

  • www.orbea.com/pt-es
PUB
Specialized Recolha em Loja

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Especiais