Se tens uma BTT com apenas um prato no pedaleiro (o que é muito provável!), certamente que gostarias de poder trocar de prato sempre que quisesses sem teres sequer de usar ferramentas… É isso que permite fazer este novo sistema CNC-Works Fast Mount desenvolvido e produzido pela marca portuguesa SNV.

PUB
Beeq

Como noutros sistemas do género, este Fast Mount é composto por uma “aranha”, que é a parte central que instalamos entre o cranque do peladeiro e o quadro, e pelos pratos que depois podem ser montados nessa mesma “aranha”.

A marca disponibiliza a “aranha” para sistemas Sram ou Shimano por cerca de 67 euros, sendo que depois é possível adquirir um ou mais pratos consoante as nossas necessidades. Neste momento, a SNV CNC-Works disponibiliza os pratos 32t, 34t e 36t com valores que rondam os 47, 59 e 63 euros, respetivamente.

A SNV destaca “a grande facilidade e rapidez” com que é possível montar e desmontar o prato na “aranha”, sendo que o “utilizador poderá fazer a troca dos pratos em qualquer lugar ou até mesmo no conforto de sua casa. O tempo médio da troca de um prato é de aproxidamente 30 segundos”.

Referem que não é necessário sequer tirar a corrente (bastará desviá-la de forma segura). As instruções de montagem fornecidas pela marca indicam que um pequeno toque no sentido unlock serve para aliviar o sistema, permitindo retirar o prato colocado e substitui-lo por outro.

Depois bastará colocar de novo a corrente no prato recém-instalado e pedalar, pois o sistema irá bloquear e ficar pronto a andar. “Um processo de montagem a seco, sem usar massas ou lubrificantes”, garantem.

PUB
KTM

“Os novos sistemas FastMount estão patenteados e são produzidos nas nossas instalações em máquinas CNC com as melhores matérias-primas disponíveis para este tipo de peças. Seguimos os melhores padrões de qualidade, quer no fabrico, quer no controlo de qualidade de todos os produtos”, explica a marca.

Os componentes que fazem parte deste conjunto são produzidos em alumínio e, segundo a SNV, em breve surgirá um sistema compatível com pratos 28t e 30t.

Já estamos a testar este novo sistema Fast Mount, pelo que em breve podes ver aqui no GoRide o vídeo e as nossas impressões após várias semanas de utilização.

Mais info:

Também vais gostar destes!