O grupo, que se deverá denominar, Dura-Ace R9200, foi descoberto pelo site BikeRadar nas bicicletas da equipe DSM (Scott Addict RC) na recente Volta à Belgica, tendo Joris Nieuwenhuis, aparentemente, sido um dos primeiros profissionais a competir com o novo produto.

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Prototype

O Dura-Ace R9200 partilha o design com a geração existente R9100, mas aperfeiçoou-se (redesenhou-se) o suficiente para poder ser classificado com totalmente novo.

A evolução mais notável são as 12 velocidades. Com SRAM e Campagnolo a lançar grupos de 12 e até 13 velocidades nos últimos anos, havia rumores de que a Shimano seguiria o exemplo no novo Dura-Ace, e parece que os rumores eram verdadeiros.

O desviador traseiro recebe um novo formato, mais compacto e elegante, embora a Shimano mantenha as pequenas rodas de polia, apesar do aumento da popularidade das rodas de grandes dimensões.

Uma das presenças relevantes ​​é a dos fios, que se projetam de cada um desses desviadores. Com a SRAM a operar num sistema totalmente wireless, uma das muitas especulações em torno do novo grupo Dura-Ace foi a de saber se se manteria um sistema com fios, semi-wireless ou totalmente wireless. Para já, singrou a primeira possibilidade.

No entanto, deve ser mencionado neste momento que a SRAM, antes do lançamento do Red eTap sem fio, instalou fios falsos nos grupos dos seus corredores profissionais, de modo a não ‘revelar o jogo’ antes do lançamento oficial.

As manetes também foram atualizadas, com os seletores praticamente indistinguíveis das alavancas existentes, mas com uma forma um pouco mais alargada, semelhante às encontradas no grupo GRX de gravel da Shimano.

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O corpo das manetes ​​também é diferente, mais alto – potencialmente devido à necessidade de inserir tecnologia wireless e uma bateria tipo pilha em forma de moeda. As borrachas foram ligeiramente alteradas, com as ranhuras cruzadas sendo substituídas por sulcos em linha reta.

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