O novo capacete Specialized Propero 4 é hoje lançado pela marca norte-americana, com o slogan ‘velocidade de cortar a respiração’, e novidades não faltam nesta 4ª geração. A começar pelo preço, que fica pelos 190 euros em qualquer uma das quatro cores e três tamanhos disponíveis.

PUB
TrekFest 2024

A marca refere que consegue combinar neste Propero 4 “‘a aerodinâmica do S-Works Evade 3 com a ventilação do Prevail 3”, o que só pode ser bom tendo em conta o que conhecemos de ambos os modelos mencionados.

Aliás, já estamos a testar este novo capacete Specialized e as primeiras impressões são muito boas. Review e vídeo em breve!

Com tecnologia MIPS (C-Solution), o Propero 4 conta com classificação de cinco estrelas nos testes Virginia Tech e afigura-se como um capacete para ciclismo de estrada, preferencialmente, apontando à performance.

O fabricante garante que os testes no Win Tunnel validam que o Propero 4 é quatro watts mais rápido que o modelo S-Works Prevail 3, por exemplo, “tornando-o até 15 segundos mais rápido em 40 km, a uma velocidade média de 45 km/hora”.

PUB
Beeq

“Primeiro, executámos testes completos de CFD em vários formatos para aprender como poderíamos otimizar a aerodinâmica e ventilação. De seguida, pegámos nas nossas duas formas de maior desempenho nos testes de CFD e levámo-las para o Win Tunnel para validação e confirmar qual a forma com o melhor rendimento”, explica a Specialized.

Com 270 a 320 gramas, dependendo do tamanho, o capacete, além da leveza e da aerodinâmica, centra atenções na ventilação. Aqui a inspiração foi o modelo S-Works Prevail 3 e foram utilizados dados CFD (Computational Fluid Dynamics) para desenhar as aberturas de ventilação traseiras, “que promovem maior fluxo de ar e aumentam a capacidade de arrefecimento”.

Mas está aqui em estreia “uma nova maneira de aumentar o fluxo de ar”: o Micro Channeling. Diz a Specialized: “introduzimos pequenos microcanais de 2 mm que criam turbulência no fluxo de ar em todo o capacete para ajudar a criar um fluxo de ar contínuo e refrescante”.

“O Micro Channeling inspira-se num secador de roupa; assim como as roupas giram, garantindo que cada fibra fica totalmente seca, o Micro Channeling garante que todo o ar dentro do capacete trabalha para puxar constantemente o ar frio e extrair o ar quente”, explicam.

PUB
KTM

Além disso, s sistema de ajuste FS3 e o ajuste da base occipital têm como objetivo o ajuste à cabeça do ciclista, com sistema ajustável de fitas Tri-Fix. Há pontos de fixação dos óculos, correias de 10 mm, a estrutura principal é em policarbonato e o design é o que podemos ver pelas imagens…

Mais info:

Também vais gostar destes!