“Sprint, performance e tecnologia sem compromissos”, garante o fabricante quando introduz as novas rodas de estrada Specialized Roval Rapide CLX Sprint, CLX III e CL III.

PUB
Beeq E-Bikes

A principal “revolução” destas rodas está na arquitetura assimétrica entre a frente e a traseira. Segundo os dados recolhidos pela equipa de I&D da Specialized, 90% dos benefícios aerodinâmicos numa bicicleta provêm da roda dianteira.

Com isso em mente, os engenheiros adotaram uma abordagem que maximiza o perfil frontal e reduz a profundidade da roda traseira. O resultado: “menor arrasto aerodinâmico à frente, redução significativa de peso atrás — e tudo isto sem sacrificar estabilidade ou velocidade”, explicam.

Roval Rapide CLX Sprint

Com um perfil de 63 mm na roda dianteira e 58 mm na traseira, as novas CLX Sprint são as rodas mais agressivas da gama. Num sprint de 250 metros, ganham até 18 centímetros às anteriores Rapide CLX II.

O conjunto pesa 1.395 gramas, graças aos novos raios Aero Composite desenvolvidos em parceria com a Arris, que são 20% mais resistentes e significativamente mais leves que os equivalentes em aço. Otimizadas para pneus de 28 mm, usam cubos Roval LF com mecânica DT Swiss 180 EXP 36T e rolamentos cerâmicos SINC.

Roval Rapide CLX III

A versão CLX III foi desenhada para quem procura a máxima performance em percursos variados, diz a Specialized. Com 51 mm à frente e 48 mm atrás, estas rodas mantêm os ganhos aerodinâmicos das CLX II, mas são 215 gramas mais leves — 1.305 gramas o par.

A construção em carbono foi otimizada ao pormenor, e partilham a mesma configuração de cubos e raios compósitos das CLX Sprint. São, segundo a marca, as rodas de estrada mais rápidas do mundo para condições mistas.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Roval Rapide CL III

As novas CL III oferecem “uma solução de alto rendimento com componentes mais económicos”. Com os mesmos perfis de aro (51/48 mm), vêm equipadas com cubos DT Swiss 350, raios em aço DT Swiss Competition Race e rolamentos em aço inoxidável. O peso total é de 1.555 gramas, e estão igualmente otimizadas para pneus de 28 mm com sistema tubeless.

Toda a gama Rapide incorpora tecnologia de ponta: desde o novo gancho FlatStop, que aumenta em 39% a resistência a furos por compressão, até aos testes de impacto extremos que validam a integridade do sistema mesmo sob condições adversas.

A largura interna dos aros é de 21 mm, compatível com pneus entre 26 e 30 mm, embora os 28 mm sejam a medida ideal para tirar partido da aerodinâmica, refere a marca. 

Estas rodas foram desenvolvidas com base em mais de 900 simulações, ensaios em túnel de vento, medições com ciclistas reais e provas ao mais alto nível do World Tour.

Mais info:

PUB
Specialized Epic 8

Também vais gostar destes!