“Sprint, performance e tecnologia sem compromissos”, garante o fabricante quando introduz as novas rodas de estrada Specialized Roval Rapide CLX Sprint, CLX III e CL III.

PUB

A principal “revolução” destas rodas está na arquitetura assimétrica entre a frente e a traseira. Segundo os dados recolhidos pela equipa de I&D da Specialized, 90% dos benefícios aerodinâmicos numa bicicleta provêm da roda dianteira.

Com isso em mente, os engenheiros adotaram uma abordagem que maximiza o perfil frontal e reduz a profundidade da roda traseira. O resultado: “menor arrasto aerodinâmico à frente, redução significativa de peso atrás — e tudo isto sem sacrificar estabilidade ou velocidade”, explicam.

Roval Rapide CLX Sprint

Com um perfil de 63 mm na roda dianteira e 58 mm na traseira, as novas CLX Sprint são as rodas mais agressivas da gama. Num sprint de 250 metros, ganham até 18 centímetros às anteriores Rapide CLX II.

O conjunto pesa 1.395 gramas, graças aos novos raios Aero Composite desenvolvidos em parceria com a Arris, que são 20% mais resistentes e significativamente mais leves que os equivalentes em aço. Otimizadas para pneus de 28 mm, usam cubos Roval LF com mecânica DT Swiss 180 EXP 36T e rolamentos cerâmicos SINC.

Roval Rapide CLX III

A versão CLX III foi desenhada para quem procura a máxima performance em percursos variados, diz a Specialized. Com 51 mm à frente e 48 mm atrás, estas rodas mantêm os ganhos aerodinâmicos das CLX II, mas são 215 gramas mais leves — 1.305 gramas o par.

A construção em carbono foi otimizada ao pormenor, e partilham a mesma configuração de cubos e raios compósitos das CLX Sprint. São, segundo a marca, as rodas de estrada mais rápidas do mundo para condições mistas.

PUB
Beeq E-Bikes

Roval Rapide CL III

As novas CL III oferecem “uma solução de alto rendimento com componentes mais económicos”. Com os mesmos perfis de aro (51/48 mm), vêm equipadas com cubos DT Swiss 350, raios em aço DT Swiss Competition Race e rolamentos em aço inoxidável. O peso total é de 1.555 gramas, e estão igualmente otimizadas para pneus de 28 mm com sistema tubeless.

Toda a gama Rapide incorpora tecnologia de ponta: desde o novo gancho FlatStop, que aumenta em 39% a resistência a furos por compressão, até aos testes de impacto extremos que validam a integridade do sistema mesmo sob condições adversas.

A largura interna dos aros é de 21 mm, compatível com pneus entre 26 e 30 mm, embora os 28 mm sejam a medida ideal para tirar partido da aerodinâmica, refere a marca. 

Estas rodas foram desenvolvidas com base em mais de 900 simulações, ensaios em túnel de vento, medições com ciclistas reais e provas ao mais alto nível do World Tour.

Mais info:

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Também vais gostar destes!