A Vittoria apresentou hoje oficialmente um novo modelo de mousses tubeless anti-furo para bicicletas de BTT vertentes XC e trail: são as Air-Liner Light. Foram também lançadas as novas “desmontas” Universal Tyre Levers.

PUB
Giant TCR 2024

Estes novos inserts para rodas de BTT sucedem ao modelo Air-Liner MTB e destinam-se às bicicletas usadas na prática de XC, trail e downcountry, incluindo mesmo provas mais extensas e competição de XCO, diz a marca italiana. Aliás, este novo produto foi desenvolvido em função do feedback fornecido pelos atletas das equipas BMC MTB Racing, Santa Cruz FSA e KTM-Vittoria.

Estas novas mousses tubeless pesam 50 gramas cada unidade, sendo compatíveis com rodas com largura de 25 a 30 mm. As dimensões destes inserts estão definidas para que fiquem o máximo possível justas ao pneu, para evitar que se desloquem e rodem no interior do mesmo.

Diz a Vittoria que “o ciclista nem perceberá que as mousses estão dentro do pneu, dada a capacidade para absorver impactos e a flexibilidade da construção e da espuma usada como material principal nestas Air-Liner Light”.

Mas relembramos que estes produtos têm um propósito em particular: em caso de furo e/ou perda de ar no pneu, estas mousses tubeless servem para que possamos continuar a andar até chegarmos ao fim da volta/prova (ou ao local onde possamos reparar o pneu e/ou devolver-lhe o ar).

Assim, a Vittoria garante que estas mousses são à prova de água e compatíveis com qualquer tipo de líquido selante anti-furo. Além disso, “irão proporcionar total suporte ao expandirem-se dentro do pneu. Em caso de furo e perda de ar, as células da espuma expandem-se e ajustam-se, ocupando o espaço onde estava o ar”, refere o fabricante.

PUB
Beeq

É ainda indicado que este novo produto foi melhorado para proteger o pneu perante aqueles furos mais “chatos” que ocorrem nas partes laterais. “As Air-Liner Light fornecem também estabilidade lateral a curvar, impedindo problemas nessas situações”, acrescenta a marca.

Compatíveis com pneus para roda 29” e com medidas entre 2.1” e 2.4” (rodas com largura entre 25 e 30 mm), devem ser usadas sempre com líquido anti-furo e em pneus tubeless (com válvulas tubeless, também). Aliás, cada unidade das Vittoria Air-liner Light traz a mousse e também uma válvula Vittoria Green Multiway Tubeless de 40 mm, num pack que custa 59 euros.

Vídeo no YouTube da marca Vittoria que mostra como montar estas novas mousses:

How to mount Air-Liner Light | The insert for mtb XC & Trail tubeless tyres by Vittoria
PUB
KTM

Novas Vittoria Universal Tire Levers

Foram também apresentadas as novas “desmontas” de pneus da Vittoria, que custam apenas 5 euros a unidade. Feitas com uma mistura de nylon e fibra de vidro, são compatíveis com qualquer tipo de roda/pneu e a marca promete flexibilidade zero, o que no caso destes produtos é bom.

Prometida está também ausência de riscos feitos nos aros das rodas durante o uso, por exemplo, sendo que uma das extremidades é do tipo “gancho”, para que seja mais fácil remover o pneu. A outra “ponta” é apenas ligeiramente curva, a pensar na montagem.

Na ponta em forma de “gancho” há ainda um oríficio pensado para a remoção dos núcleos das válvulas Presta. Basta inserir na válvula, rodar a “desmonta” e remover o núcleo.

Mais info:

Lê também:

Teste GoRide.pt: pneus Vittoria Agarro [com vídeo]

Também vais gostar destes!