Para o mais puro XC e a pensar na competição. As novas BH Lynx Race e BH Ultimate constituem a renovação para 2023 das bicicletas de BTT em carbono da marca espanhola. E este ano há dois tipos diferentes de construção do quadro.

PUB
TrekFest 2024

Em destaque? Vários pontos e “pormenores” em ambos os modelos, sendo que a BH Lynx Race é a suspensão total com que anda o espanhol David Valero (que andou a “morder os calcanhares” de Nino Schurter na Taça do Mundo de XCO do ano passado) e a BH Ultimate é a hardtail mais leve de sempre no catálogo da BH.

A nova hardtail BH Ultimate 2023.

Um desses pontos é precisamente o peso do quadro desta Ultimate para 2023: 820 gramas! Aliás, Tanto uma bicicleta como a outra estão disponíveis com uma construção em Evo Carbon Layup (E-CL) ou Performance Carbon Layup (P-CL).

A nova suspensão total BH Lynx Race 2023.

Diz a BH que a diferença entre os quadros com estes dois tipos de carbono é simplesmente o peso. “Tanto a geometria como as linhas dos tubos e o desempenho no terreno são idênticos em ambas as versões”, garantem. 

E referem ainda que a partir de 2023 todas versões BH Lynx Race e BH Ultimate unificam o nome independentemente do tipo de carbono que utilizam e será nas especificações de cada modelo que será apresentado o tipo de carbono utilizado.

PUB
Orbea Genius Dealers

BH Lynx Race 2023

A começar pelo modelo de suspensão total, eis que uma das novidades é o facto de existirem agora mais versões LT (seis ao todo), que são as que se destinam mais ao DC e se apresentam com suspensão com 120 mm de curso.

Mais abaixo listamos todas as versões e respetivos preços, mas note-se que as listas de especificações completas podem ser encontradas no site oficial da marca. Adicionamos os respetivos links a cada versão.

No caso da gama BH Lynx Race, são dez as montagens para 2o23; cinco delas com quadro em carbono E-CL e outras cinco em carbono P-CL. Os quadros em carbono E-CL pesam 1.850 gramas e os P-CL 2.050 gramas, o que também é recorde de leveza nesta linha de suspensão total, que praticamente não muda em termos de tecnologia de suspensão traseira e geometria.

Falamos do sistema traseiro Split Pivot, que está em todas as versões, naturalmente. Aqui estão elas, com preços a começar nos 3.299 euros:

PUB
KTM

BH Ultimate também em carbono P- CL

Após o lançamento da nova BH Ultimate no ano passado apenas na versão em carbono E-CL e com 820 gramas de peso, em 2023 estreia-se uma nova BH Ultimate em carbono P-CL, com preços desde 2.099 euros, o que é uma boa notícia para quem procura uma hardtail em carbono da nova geração.

Mantêm-se as boas relações entre material e preço nas listas de características das montagens deste modelo, bem como a cablagem integrada na direção, o fecho de selim integrado, o sistema de bloqueio da direção, o dropout Sram UDH e o suporte flat mount nos travões.

A fechar, três pontos que fazem a diferença. O primeiro é o sistema FIT – Fast Intervation Tool que encontramos em todas estas novas BH: está integrado na caixa de direção e reune todas as chaves necessárias, um elo rápido, uma adaptador para cartucho de CO2 e uma ferramenta para a corrente.

O segundo são as novas cores de origem nos quadros. São cinco novos acabamentos em cada modelo, sendo que no caso da BH Lynx Race existe um novo padrão de dupla cor que deixa para trás o design das temporadas anteriores.

E o último ponto ponto é o facto de nove das dez versões BH Lynx Race e cinco das nove BH Ultimate poderem ser personalizadas através do programa BH Unique, que disponibiliza imensas combinações de cores para o quadro.

Mais info:

Também vais querer ler…

Bikes dos Prós: a nova BH Lynx Race da equipa BH Templo Cafés UCC

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!