Este modelo inédito da empresa alemã, YT Industries Szepter, pode vir a revolucionar o mundo do gravel, se é que pode ser “revolucionar” ainda mais! O que está claro, é que o gravel está a permitir aos fabricantes grande liberdade na imaginação porque os utilizadores (ou potenciais utilizadores) têm a mente muito aberta. Não é uma categoria muito conservadora, por assim dizer.

PUB
KTM E-Bikes BTT

A YT Industries lança esta verdadeira joia do design gravel: a Szepter tem um quadro que não vai deixar ninguém indiferente, pela sua ousadia no desenho e pelo equipamento completo que dispõe.

YT Szepter Core 4

 

De momento é fabricada exclusivamente em fibra de carbono e com dois acabamentos. Ambos incorporam um forqueta com suspensão (a Rock Shox Rudy), que dá uma ideia de sua orientação bastante todo-o-terreno. Essa orientação para andar até na lama trouxe um curioso (e impecavelmente integrado) guarda-lama traseiro que poderá muito bem virar tendência no gravel.

A geometria é especial. Tem um design muito parecido com o de uma BTT, com um alcance longo (398 mm no tamanho M), uma direção muito avançada de 69,5 graus (medida de uma XC) e uma distância pouco usual entre eixos no gravel: 1.076 mm no tamanho M. Isso oferece estabilidade e um controlo muito elevado da bicicleta.

PUB
Orbea Genius Dealers

Vídeo “How to make a Gravel Bike” (como fazer uma bicicleta de gravel) da YT Industries

How to Make a Gravel Bike 🤔 | The Story Behind The New YT #SZEPTER

Outro detalhe a realçar da nova Szepter é o desenho do tubo do selim, tremendamente “aero”, que se integra perfeitamente na roda. O triângulo traseiro também se destaca, com escoras finas e assimétricas. É muito compacto, com escoras de apenas 425 mm.

O componente “bikepacking” não foi ignorado. Ao longo do quadro estão distribuídos pontos de fixação para prender qualquer tipo de equipamento que se possa imaginar.

PUB
Nova Mondraker Dune

O quadro é compatível com espigões telescópicos, embora apenas o modelo topo de gama, o Core 4, o instale de série. Como referimos, ambos os acabamentos (Core 4 e Core 3) têm suspensão frontal. A Rock Shox Rudy XPLR oferece 40 mm que, somados a uns pneus de 42 mm de largura, conferem uma altíssima habilidade na terra batida.

Acresce ainda o guiador e as transmissões eletrónicas, tornando a condução desta Szepter muito promissora, em qualquer tipo de superfície.

Os preços são bastante razoáveis ​​para o que ambos os modelos oferecem. A Szepter Core 3 custa 3.299€, com transmissão eletrónica (Sram Rival AXS) e a suspensão frontal Rock Shox Rudy XPLR.

YT Szepter Core 3

A Core 4 custa 4.499€, com equipamento ainda mais de topo, que inclui o já referido guarda-lamas, a suspensão Rock Shox Reverb AXS, que é um complemento ideal para a transmissão Sram Force AXS XPLR, e a forqueta Rudy que eleva o acabamento ao Ultimate.

PUB
Prototype

YT Szepter Core 4

A YT Industries só vende através de seu site.

Mais info:

Também vais querer ler…

5 histórias do gravel: como a modalidade está a mudar o ciclismo [com vídeos]

Fotografias: site YT Industries

Também vais gostar destes!