A Trek Slash Gen 6 é “uma grande ‘besta’ da montanha”, como a própria marca lhe chama neste momento do lançamento a nível global, garantindo ainda que esta bicicleta pode “trazer a cada rider uma boa dose extra de coragem” nos trilhos!
De facto, pelas melhorias efetuadas a toda a estrutura da bicicleta, parece-nos que há potencial para isso. Trata-se da mais recente versão de uma bicicleta que continua a mostrar-se muito versátil, destinando-se a praticantes de BTT nas vertentes de all-mountain e enduro, principalmente nesta última “especialidade”.

E, falando dessas melhorias, podemos começar pelo quadro e pela respetiva geometria. Esta Gen 6 da Trek Slash coloca o ângulo do head tube nos 63,5 graus, tem 77 graus no ângulo do tubo do selim e ainda “atira” a medida do reach para os 488 mm (isto no tamanho L).
Além disso, destaque para o pivot principal elevado, algo novo na bicicleta (que agora segue as linhas da “mais experiente” Trek Session). E algo que, na prática, permite que o eixo traseiro se desloque para trás à medida que a suspensão comprime. Isto significa que a roda traseira se move com a força do impacto, e não contra ele, “facilitando a passagem por cima de terrenos técnicos com ainda mais velocidade”, explica a marca.

O segredo da versatilidade do pivot principal elevador da Slash Gen 6 é a sua curva anti-squat “que melhora a eficiência da bicicleta a subir”. E o tamanho e posicionamento da roldana de tensão superior da Slash podem ser utilizados para afinar a curvatura anti-squat.
Ainda sobre o amortecimento, esta nova geração apresenta um curso da suspensão maior do que a antecessora, com uma suspensão dianteira e traseira de 170 mm.
Ora, a juntar a isto podemos contar com escoras com medidas adaptadas a cada tamanho de quadro e ainda outra boa novidade: as combinações do tamanho de roda, especialmente o formato mullet. Ou seja, esta Trek Slash Gen 6 tem roda de 29’’ à frente e roda de 27,5’’ atrás, sendo que apenas os tamanhos de quadro mais pequenos (o S) contam com 27,5’’ em ambos os eixos.

Exemplo disso são as proteções no downtube, parte de baixo, que são substituíveis, e ainda a Integrated Carbon Armor, uma “camada” extra de proteção nalgumas partes do quadro (apenas nos modelos em carbono). Até a escora do lado da corrente está mais protegida.
Continua a estar integrado o espaço de armazenamento no quadro e o que não falta são versões da Slash Gen 6, à medida das necessidades de cada rider e do orçamento disponível.
Estas são as versões disponíveis da nova Trek Slash Gen 6, com preços desde 3.999 euros:
Slash 8 – 3.999 euros
Slash 9 GX AXS T-Type – 4.899 euros

Slash 9.8 GX AXS T-Type – 7.149 euros

Slash 9.8 XT – 7.049 euros
Slash 9.9 XTR – 10.249 euros

Slash 9.9 X0 AXS T-Type – 8.899 euros

Slash 9.9 XX AXS T-Type – 11.099 euros









