A nova Trek Domane AL Gen 4 é a mais recente bicicleta de estrada apresentada pela marca norte-americana para 2024 e é também “a plataforma mais económica da Trek” neste segmento, como refere a própria marca.

PUB
Cube Stereo ONE

Com quadro em alumínio (forqueta em carbono), este modelo, nesta 4ª geração, tem “um novo design, mais leve, que supera largamente o seu nível de preço”, garante a Trek.

Apresenta-se com mais espaço de clearance no quadro (até 40 mm), para acolher pneus maiores “e que oferecem eficácia em todo o lado desde alcatrão a gravel”, e aposta fortemente na integração de periféricos na parte da frente da bicicleta.

A nova Trek Domane AL é cerca de 225 gramas mais leve que o anterior modelo Domane AL Disc, isto graças a um redesenhado novo quadro em alumínio Alpha 100 Series e a uma nova forqueta feita totalmente em carbono.

Há pontos de fixação para bolsas de transporte no tubo superior, algo não muito habitual neste segmento, e também para montar porta-bagagens traseiros e guarda-lamas, pelo que esta Domane AL mostra-se assim como uma bicicleta pensada para bikepacking e até para deslocações do dia a dia na cidade, por exemplo.

Voltando à ideia de integração, o cockpit tem um guiador revisto nesta geração, com um reach mais curto. A nova passagem de cabos oculta oferece mais integração.

PUB
Cube Stereo ONE

Pela primeira vez, a Domane AL vem equipada com um novo eixo passante compatível com o sistema de UDH (Universal Derailleur Hanger), o mesmo que está nas bicicletas de montanha da Trek, e a geometria do quadro é claramente endurance, como vemos pelas imagens e pelo vídeo acima.

Há neste momento à venda três versões desta Trek:

  • Trek Domane AL 2 Gen 4 – 1.069 euros – 10,55 kg
  • Trek Domane AL 4 Gen 4 – 1.779 euros – 10,35 kg
  • Trek Domane AL 5 Gen 4 – 2.049 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!