“Sete títulos Paris-Roubaix ao longo do caminho”. E este caminho percorrido pelo fabricante norte-americano veio hoje dar à nova Specialized Roubaix SL8, uma nova geração desta bicicleta de endurance que é “mais leve” e… “mais suave”, pelo que garantem. E isto porque está em estreia na Roubaix SL8 o novo Future Shock 3.0, na frente, e porque a tecnologia AfterShock está também presente na parte traseira. Vejamos como.

PUB
Orbea Genius Dealers

Refere a Specialized que a nova Roubaix SL8 é “53% mais suave que a concorrente mais próxima”. Em breve vamos pegar na bicicleta para tirar esta afirmação a limpo, mas para já as atenções recaem sobre as tecnologias que estão integradas no quadro para minimizar os impactos e vibrações que chegam do solo.

Falamos da 3ª geração do Future Shock, sistema de mini-amortecedor na coluna de direção, e do AfterShock, tecnologia ao nível da conceção do espigão do selim.

O novo Future Shock 3.0 surge assim com um maior índice de personalização, ajuste e durabilidade, explica os responsáveis da Specialized. São 20 mm de curso entre o avanço e o tubo dianteiro, ajustável através da já conhecida “rodinha”.

Cada ciclista pode ajustar como o Future Shock 3.0 reage às irregularidades com base no terreno. Estão disponíveis três molas diferentes – firme, média e suave – e com cada uma dessas molas podem ser usadas até cinco anilhas de pré-carga. A Specialized promete que: “se consegues remover um avanço, consegues afinar um Future Shock 3.0”.

PUB
Novidades Trek 2024

E existem mesmo três níveis/versões deste novo sistema. O Future Shock 3.3 é amortecido hidraulicamente e permite ajustar a pré-carga à firmeza desejada para a posição ou para o terreno em que se está a pedalar. Compressão mais ajustável durante a volta.

Peter Sagan & Annika Langvad Ride the New Specialized Roubaix SL8

Depois, o Future Shock 3.2 (também amortecido hidraulicamente) tem uma compressão predefinida para a configuração mais suave, “para que os ciclistas não precisem pensar, apenas pedalar”.

E o Future Shock 3.1, não amortecido, é para quem procura apenas andar para a frente e não se preocupa muito com o amortecimento, que fica assim sem grandes possibilidades de ajuste. Estas versões estão distribuídas assim pelas várias versões da bicicleta:

  • Future Shock 3.3: S-Works e Pro
  • Future Shock 3.2 – Expert e Comp
  • Future Shock 3.1 – Sport 105, Sport Apex e Base

E aqui é o inconfundível Peter Sagan que fala da nova versão da Roubaix:

PUB
KTM
Specialized Roubaix SL8 x Peter Sagan

Como testemunha Sagan: “Lembro-me de quando fizemos o primeiro Paris-Roubaix sem amortecedores, fiquei com os dedos inchados durante uma semana. Agora, com o Future Shock, nem sabes que estás a pedalar sobre pedras. Tu realmente sentes que a tua potência vai para os pedais.”

Quando ao AfterShock, baseia-se num novo design de grampo rebaixado (em 65 mm) que expõe mais o espigão de selim para aumentar a flexão (criando uma alavanca mais longa).

Esse novo espigão dá pelo nome de Pavé e controla essa flexão. É feito de carbono e “garante que a flexão para trás ocorre na direção oposta ao eixo traseiro quando sofre um impacto, para reduzir a quantidade do impacto ou vibração que é sentida no selim”.

Quando à estrutura principal da bicicleta, a geometria endurance continua claramente vincada. Há agora suportes no quadro para um terceiro bidão, para uma bolsa de tubo superior e até para guarda-lamas, isto a juntar ao clearance para pneus de até 38c. Um objetivo claro de elevar os níveis de conforto em cima da Roubaix.

Existem sete versões desta Roubaix SL8, com preços a começarem nos 2.460 euros cá em Portugal, o que é muito bom tendo em conta o segmento desta bicicleta.

PUB
BH GravelX
Specialized Roubaix SL8 x Annika Langvad

Já a topo de gama S-Works chega aos 12.350 euros e pesa apenas 7,6 kg. Este quadro é o único vendido em separado (5.500 euros).

No site oficial da Specialized, link abaixo, encontras as listas de especificações completas de todas estas versões:

  • S-Works Roubaix SL8 – 12.350 euros – 7,6 kg
  • Specialized Roubaix SL8 Pro – 7.900 euros – 8,1 kg
  • Specialized Roubaix SL8 Expert – 5.700 euros – 8,62 kg
  • Specialized Roubaix SL8 Comp – 4.205 euros – 8,97 kg
  • Specialized Roubaix SL8 Sport Apex – 3.505 euros – 8,93 kg
  • Specialized Roubaix SL8 Sport 105 – 3.350 euros – 9,07 kg
  • Specialized Roubaix SL8 – 2.460 euros – 9,46 kg

Mais info:

Também vais gostar destes!