A velocidade a que é possível praticar BTT e XC com a mais recente geração desta bicicleta parece ser o principal conceito que a marca norte-americana usa para apresentar a nova Specialized Epic 8… Aliás, é mesmo referido que foi “reinventada a fórmula da rapidez”, e isto em relação também à nova Epic 8 EVO.

PUB
Beeq

Exatamente: há um novo modelo da Specialized Epic, a Epic 8, que, como é normal, vem acompanhada da sua “irmã” mais destinada ao downcountry, que é a Epic 8 EVO.

E novidades nesta oitava geração é o que não falta, pelo que conseguimos confirmar num primeiro contacto que já tivemos com a bicicleta… Vê tudo neste outro artigo de hands-on e no vídeo que fizemos em plena serra de Sintra!

“Quando os nossos ciclistas da Taça do Mundo se voltaram para a Epic EVO como a bicicleta de escolha para muitas das pistas da temporada de 2023, ficou claro que a capacidade se tornou o principal impulsionador para os vencedores de amanhã”. Esta frase diz muito do que a Specialized fez para otimizar a Epic nesta geração…

E o que fez, principalmente? Aumentou o curso das suspensões frontais e traseira para 120 mm em toda a gama Epic 8. Note-se que a tecnologia Brain, que estava nas gerações anteriores, desapareceu… E ajustou a geometria do quadro em carbono Fact11 com inspiração no trail, dando origem à “bicicleta de dupla suspensão com a pedalada mais eficiente que já testamos”, dizem.

PUB
Orbea Genius Dealers

A versão S-Works Epic 8, por exemplo, sendo a topo de gama, como é habitual, tem um quadro 76 gramas mais leve que na geração anterior. E a estrutura em carbono Fact 12M é complementado por hardware em titânio e extensão do amortecedor também em carbono.

E esta versão conta ainda com outra novidade a ter em conta: o RockShox Flight Attendant na nova versão também hoje apresentada ao mundo. É o sistema que aproveita a eletrónica Sram AXS para colocar o amortecimento a responder ao que há no terreno a cada momento.

Mas há mais nesta chamada nova geometria progressiva: o cockpit mais generoso centra o ciclista na bicicleta, numa tentativa de elevar a tração e o controlo em curva. O eixo pedaleiro baixo e o ângulo do tubo de direção relaxados prometem melhorar a posição do ciclista em terrenos irregular.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Nas suspensões, a equipa Specialized Ride Dynamics trabalhou juntamente com a RockShox para dar origem a uma solução de amortecimento com três novos modos de uso: totalmente aberto, Sprint e intermédio.

O primeiro, como o nome indica, permite levar a suspensão no máximo do curso, sem bloqueio; no outro extremo, o modo Sprint bloqueia o amortecimento, para as passagens de estrada ou estradão. Já o modo intermédio é “ideal para 80% das situações de prova”, diz a marca, sendo possível de personalizar.

Mais novidades? O compartimento SWAT 4.0, espaço de armazenamento que aproveita o interior do tubo diagonal, está em todas as versões da gama. E agora a Specialized tem também o sistema de batentes na caixa de guiador, algo que impede que o guiador atinja o quadro quando roda na totalidade.

Specialized Epic 8 2024

Estas são as quatro versões da nova Specialized Epic 8, disponível a partir de hoje. O quadro S-Works vende-se em separado e custa 6.500 euros. Mais abaixo podes ver também os detalhes da nova Epic 8 EVO.

Em comum a todas está a suspensão frontal RockShox SID com 120 mm, o amortecedor RockShox SIDLuxe, os travões Sram Level com quatro pistões e os pneus Specialized Fast Trak 2.35” e Renegade 2.35”. Na S-Works vem o cockpit integrado Roval Control SL, nas restantes guiador de carbono “normal”.

PUB
Nova Trek Supercaliber

S-Works Epic 8 – 12.800 euros

Destaque para as rodas Roval Control SL e para o cockpit integrado Roval Control SL, tudo em carbono. E ainda para os travões Sram Level Ultimate Stealth e para a transmissão Sram XX SL AXS, entre outros itens.

Specialized Epic 8 Pro – 8.350 euros

Aqui estão as rodas Roval Control, em carbono, e para o medidor de potência Quarq Spindle no pedaleiro com prato 34t, juntamente com travões Sram Level SIlver e transmissão Sram XO Eagle AXS.

Epic 8 Expert – 6.600 euros

Também com as mesmas rodas Roval Control de carbono, além de, entre outros componentes, travões Sram Level Bronze Stealth e transmissão GX Eagle AXS.

Epic 8 Comp – 4.600 euros

É a mais barata da gama Epic 8, mas tem também travagem Sram Level Bronze Stealth, amortecimento RockShox otimizado pela Ride Dynamics e o compartimento SWAT 4.0 no quadro, por exemplo. Transmissão GX mecânica e rodas em alumínio da Specialized.

Specialized Epic 8 EVO 2024

Como referimos acima, os atletas prós da Specialized na taça do Mundo viraram-se para a Epic EVO por acharem que a geometria mais progressiva lhes dá vantage no XCO. É por isso que a Epic 8 “normal” tem nesta geração algums “traços” transferidos da EVO…

E nesta geração 8 a EVO também evolui… Diferenças para com a Epic 8? Acima do resto, não há o modo intermédio no bloqueio da suspensão, apenas pode seguir totalmente aberta ou bloqueada!

A suspensão frontal é a Fox 34 com 130 mm de curso, acompanhada pelo amortecedor Fox Float. Os travões são neste caso os novos Sram Code e os pneus são os Specialized Purgatory 2.4” e Ground Control 2.35” atrás. O guiador está mais acima e o avanço é mais curto que na Epic 8.

Podes ver tudo no site da Specialized, como sempre, e aqui está o resumo das carcaterísticas de cada versão da Epic 8 EVO de 2024.

Epic 8 EVO Pro – 7.900 euros 

Nesta topo de gama entre as EVO encontramos as rodas em carbono Roval Control, a transmissão eletrónica Sram XO Eagle AXS e vários outros elementos que podes conferir no site da marca, link abaixo.

Epic 8 EVO Comp – 4.600 euros

Mais acessível, a EVO Comp conta com rodas em alumínio, travões Sram Code Bronze Stealth e transmissão mecânica Sram GX. O quadro da EVO vende-se também em separado e custa 4.000 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!