A Specialized Diverge é uma gravel que dispensa apresentações, sem dúvida, mas esta 4ª geração da bicicleta tem muitos novos pontos a ter em conta, a começar pela integração do sistema FutureShock 3.0.

PUB
Beeq E-Bikes

Fica a conhecer esta gravel ao pormenor e vê as nossas primeiras impressões neste outro artigo que criámos após experimentarmos a bicicleta em exclusivo! Vídeo do YouTube acima e alguns reels ao longo deste artigo.

A nova Diverge 4 da Specialized promete “redefinir o conceito de bicicleta de gravel com mais conforto, espaço para tudo e capacidades que roçam o inacreditável”, diz a marca.

Diverge 4: The Ultimate Getaway Vehicle

Marketing à parte, há efetivamente evolução face à 3ª geração. Este novo modelo não reinventa a Diverge, mas aprofunda a sua capacidade técnica. E uma das diferenças mais marcantes está na geometria.

Evolução na geometria

O ângulo da caixa de direção é mais “relaxado”, o reach foi aumentado em todos os tamanhos de quadro para permitir o uso de avanços mais curtos e o pedaleiro baixou cinco milímetros, tentando transmitir a sensação de que “estamos a flutuar em cima da bicicleta”.

PUB
Nova Trek Top Fuel

As escoras também aumentaram em comprimento, criando espaço adicional para pneus maiores. A influência da geometria de BTT é evidente, algo que na versão anterior a Specialized não tinha explorado tanto. A geometria foi refinada com base em milhares de km percorridos por atletas e aventureiros, explicam.

PUB
Equipamentos GSG

A compatibilidade com pneus foi alargada. Enquanto a Diverge 3 permitia até 47 mm em rodas 700c, a Diverge 4 abre espaço para 50 mm e até 29×2.2”. Este detalhe reflete a tendência atual do gravel, em que pneus mais largos são quase obrigatórios para tentar dar maior tração, conforto e resistência a furos.

Future Shock 3.0

Outro ponto evolutivo importante é o Future Shock. A Diverge 3 utilizava a versão 2.0, mas a nova bicicleta recebe o Future Shock 3.0, com 20 mm de curso hidráulico, maior ajustabilidade e “capacidade de absorver impactos de forma mais eficiente”, refere a marca.

Segundo testes realizados pela Specialized, isto reduz até 53% da intensidade dos impactos no guiador e no selim e pode poupar até 11 watts em terrenos mais irregulares.

O sistema de armazenamento SWAT também foi revisto para a versão SWAT 4.0 nos modelos de carbono, com abertura 10% maior. No caso da versão em alumínio (porque esta Diverge 4 também está disponível com quadro em alumínio), surge o SWAT 3.0, tornando a Diverge 4 Alloy a primeira bicicleta de gravel em alumínio com compartimento interno.

Esta aproximação entre carbono e alumínio é relevante, já que a Diverge 4 Alloy partilha a mesma geometria da versão de carbono, um passo em frente em relação à Diverge 3, em que a diferença entre materiais era mais evidente.

A compatibilidade com componentes também foi alargada. A nova Diverge integra dropout UDH, assegurando compatibilidade com desviadores SRAM full-mount, e aceita transmissões 1x ou 2x, incluindo Shimano GRX, SRAM XPLR e Campagnolo Ekar.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Os pedaleiros de estrada convencionais, com linha de corrente de 43,5 mm, deixam de ser opção, reforçando o caráter específico para gravel.

Em termos de peso, os números mantêm-se competitivos. O quadro de carbono FACT 9r, no tamanho 56 cm pintado, pesa 1.150 gramas, enquanto os modelos completos variam entre 8,01 kg na versão Pro LTD e 10,74 kg na versão Alloy Sport.

Em suma, como a própria marca diz, a Specialized Diverge pode ser “o derradeiro veículo de fuga”. O objetivo: oferecer uma máquina pronta para competir nas mais exigentes provas de gravel, mas também para enfrentar aventuras de bikepacking ou desafios épicos fora de estrada”.

A versão Alloy:

A versão Expert:

A versão Pro:

A versão Pro LTD:

Espigão Roval Terra e Vector Compliance

O espigão de selim Roval Terra, com até 18 mm de deflexão, também promete mais estabilidade ae maior contacto da roda traseira com o solo. Esta solução, que a Specialized apelida de Vector Compliance, mantém o ciclista centrado, mesmo quando o terreno se torna imprevisível.

A Specialized sugere ainda outros complementos para tirar partido desta nova Diverge 4:

  • Rodas Roval Terra CLX II (1.250 gramas)
  • Pneus Pathfinder, Terra e Tracer, consoante o tipo de terreno
  • Sapatos S-Works Recon e Recon ADV
  • Selim Power Pro com Mirror
  • Capacetes S-Works Prevail 3, Search ou Evade 3, conforme o foco (ventilação vs. aerodinâmica)

Aqui ficam as versões disponíveis desta Specialized Diverge e os respetivos pesos anunciados pela marca. Todas as listas de especificações e preços estão no site da Specialized, link mais abaixo.

Versão: Peso anunciado e preço:
Diverge Pro LTD 8,01 kg – 8.799 euros
Diverge Pro 8,39 kg – 6.999 euros
Diverge Expert (AXS ou Di2) 8,90 kg – 5.499 ou 5.699 euros
Diverge Comp 9,70 kg – 3.999 euros
Diverge Sport 9,79 kg – 3.099 euros
Diverge Alloy Comp 10,60 kg – 2.499 euros
Diverge Alloy Sport 10,74 kg – 1.999 euros

Mais informaçoes:
www.specialized.com/pt
Crédito das imagens:
Specialized

Também vais gostar destes!