A oitava geração da Santa Cruz V10 representa a “evolução de uma espécie”, como a própria marca californiana refere. E diz ainda que é “constantemente refinada, mas não redefinida”; e mais uma vez não foi redefinida, foi ajustada, pois o seu core, o sistema de amortecimento VPP, continua a a ser referência no segmento.

PUB
Orbea Genius Dealers

São 208 mm de curso traseiro assentes num quadro em carbono CC e com sistema de rodas de 29” no tamanho XL apenas, pois abaixo disso é uma combinação mullet com roda 29” à frente e 27,5” atrás. A suspensão frontal tem 203 mm.

“Bicicletas desenvolvidas com e para atletas em todas as etapas, desde a partilha de sessões de teste secretas a campeões do mundo, com o objetivo de mostrar a fabricação e todas as revisões feitas ao longo do percurso”. É assim que a santa Cruz fala do desenvolvimento desta Eight V10.

E todo o processo é feito pela própria marca, para depois meter os resultados nas mãos de Kiran MacKinnon, no caso concreto das suspensões, e dos atletas da equipa de downhill Santa Cruz Syndicate…

O quadro é a “peça” fundamental nesta bicicleta de downhill, naturalmente, com três pontos de evolução em destaque, como vemos nesta imagem resumida:

PUB
Riese & Müller Multitinker

Depois, repare-se nos pormenores, todos eles pontos que até há bem pouco tempo eram praticamente ignorados numa bicicleta deste segmento. Um exemplo é que o quadro tem passagem interna de toda a cablagem, e um outro é o ajuste do reach nas tampas da caixa de direção.

No site oficial da marca estão todos os detalhes da bicicleta. E aqui estão as listas de características resumidas das duas versões disponíveis, bem como os valores de cada uma. O quadro em separado custa 4.680 euros.

No início deste artigo está o primeiro episódio da série de vídeos no YouTube The Eight V10, da Santa Cruz, que vão apresentando o desenvolvimento desta geração da bicicleta.

PUB
Prototype

O segundo episódio está abaixo e os dois seguintes, a lançar em breve, vão documentar a temporada de 2023 da Syndicate, mostrando o trabalho de suspensões feito com Kiran MacKinnon.

The Eighth V10 Ep2 - The Development Continues Downunder

Mais info:

Também vais gostar destes!