Esta marca italiana anda de mãos dadas com a exclusividade e a sua criação mais recente é um bom exemplo disso mesmo: a nova A Officine Mattio SL (Super Leggera) apresenta-se, como o próprio nome indica, como uma (super) peso pluma.. O quadro pesa tão-só 660 gramas -, sendo que a bicicleta é italianíssima de roda a roda e amplamente personalizável.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Após o primeiro protótipo datado de 2018 que já incluía a travagem em disco e o respetivo acréscimo de peso, a marca não parou de procurar elevar os seus objetivos, que sempre passaram por obter um peso baixo, mantendo a performance, a segurança e a qualidade, explicam.

Agora, apesar das linhas clássicas, este novo modelo é mais virado para a modernidade. “Ideal para as subidas, enche-nos de confiança também nas descidas, não fosse a melhor bicicleta do catálogo da Officine Mattio”, refere a marca.

Em 2023, a Officine Mattio SL foi praticamente toda reformulada: nova geometria, novas linhas, forqueta específica para o modelo… O quadro é agora mais “plano” e vincado, melhorando a aerodinâmica da bicicleta.

O quadro é mais compacto, ágil e fácil de manobrar, garante o fabricante, e o triângulo traseiro foi otimizado para garantir estabilidade. Além disso, a nova SL permite montar pneus de até 40 mm, melhorando o conforto e a otimizando a veia multifacetada da Super Leggera.

PUB
KTM

O quadro é concebido em fibra de carbono T1100 G, material que é posteriormente embebido numa resina especial “que torna a estrutura mais coesa, rígida, e ao mesmo tempo, leve”, explica a marca. O quadro pesa apenas 660 gramas… (tamanho 54, sem pintura).

A pintura, totalmente feita à mão na fábrica da marca em Piemonte, recebe agora novos designs, mantendo a mesma técnica antiga de pintura à pistola.

“Estamos satisfeitos e entusiasmados porque queríamos oferecer aos nossos clientes uma bicicleta extremamente leve, mas ainda mais fácil de conduzir e confortável”, disse Giovanni Monge Roffarello, CEO da Officine Mattio.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

“Um dos objetivos que estabelecemos foi atrair uma nova geração para este modelo, ao mesmo tempo que mantemos toda a leveza desta bicicleta, tornando-a mais rápida de reações e preservando a excelente facilidade de condução e conforto ao pedalar. Estamos certos de que qualquer pessoa que a experimentar dirá que conseguimos”, referiu o gestor.

Como é habitual neste fabricante, é possível personalizar ao mais ínfimo pormenor cada componente, cor e design da bicicleta.  Além disso, para quem não quer gastar tempo na personalização, a Officine Mattio SL tem também quatro versões de “fábrica” e oito tamanhos disponíveis.

Essas quatro versões da Officine Mattio SL estão equipadas com diferentes tipos de grupos de transmissão: Shimano Ultegra Di2, SRAM Red
AXS, Shimano Dura Ace Di2 ou Campagnolo Super Record WRL, entre muitos outros componentes. Os preços começam nos 10.240 euros.

Mais info:


Imagens: Officine Mattio

Também vais gostar destes!