Olhamos para esta Mondraker Dusty SX e pensamos imediatamente em gravel. E talvez seja mesmo isto que a marca espanhola deseja que aconteça com esta nova Mondraker Dusty SX…

PUB
Beeq

Mas calma… Para gravel a Mondraker já tem no catálogo a Dusty XR, uma bicicleta fantástica que tivemos oportunidade de experimentar no lançamento oficial, em Alicante. Agora a “história” é outra, visto que a SX destina-se… à cidade!

Esta novidade foi ontem apresentada e enquadra-se na categoria denominada de Urban Cross. São modelos com design urbano, mas que podem permitir ir um pouco mais longe e sair para os terrenos de gravel de vez em quando… Tirando isso, estão ao serviço das deslocações dentro das cidades, pelo menos em teoria.

A nova Mondraker Dusty SX chega com quadro em carbono Stealth Air e equipa com o motor Mahle X20 (integrado no cubo traseiro) e com bateria de 350 Wh integrada no tubo diagonal. Opcionalmente existe a possibilidade de se acrescentar um Range Extender de 172 Wh. Ora, os mais atentos já repararam que este é o mesmo conjunto que encontramos na Dusty de gravel…

Digamos que as diferenças visíveis são ao nível do equipamento, com a SX a mostrar componentes mais acessíveis e oferecendo a possibilidade de instalar acessórios habituais nas deslocações urbanas, como guarda-lamas de alumínio e um conjunto de bolsas Apidura feita à medida para este modelo. mas atneção que este kit vem de série apenas nas primeiras 200 unidades vendidas (depois passa a ser um extra…).

PUB
KTM E-Bikes BTT

Por outro lado, a bicicleta conta com uns pneus mais versáteis, os Maxxis Re-Fuse 700x40C com um rasto semi-slick, “para uma boa prestação em asfalto e mais segurança nos estradões”, explica a Mondraker.

As opções neste momento são a Dusty SX R (4.999 euros) e a Dusty SX RR (6.299 euros). A primeira equipa com transmissão Sram Apex 1 de 1×11, rodas MDK-HG1, pneus Maxxis Re-Fuse de 40 mm, componentes ONOFF e selim Selle Royal Prestige, entre outros componentes que podes conferir no site da marca.

Depois, a mais e melhor equipada é a Dusty SX RR, com transmissão Sram Rival Etap AXS 1×12, rodas Mavic Allroad Disc, pneus Maxxis Re-Fuse de 40 mm, componentes ONOFF e selim Selle Royal Prestige, também.

Mais info:

Lê também:

Hands-on GoRide.pt: Mondraker Dusty XR [com vídeo]

PUB
Nova Trek Supercaliber

Imagens: Mondraker

Também vais gostar destes!