Cascais e a “nossa” magnífica serra de Sintra foram os spots escolhidos para a apresentação europeia da nova Mondraker Dune 2024, uma bicicleta elétrica de montanha que a marca espanhola aponta ao trail e ao enduro, e que tivemos oportunidade de ver de perto e experimentar.

PUB
Specialized Levo

Estando abaixo dos 20 kgs, a Mondraker Dune é também, assim, a nova e-BTT super light deste fabricante. Os segredos, dizem, estão no quadro em carbono, que pesa apenas 2.650 gramas, e no sistema Bosch Performance SX, o conjunto de propulsão elétrica que equipa muitas das e-BTTs leves atuais.

A marca tambem mostra aqui a mais recente versão da tecnologia de suspensão total Zero Suspension com 165 mm e amortecedor de mola da Ohlins, e uma geometria Mondraker Forward Geometry totalmente otimizada para uma bicicleta com estas características. Todos os pormenores já a seguir!

Acima está o vídeo que fizemos com a bicicletas e abaixo estão o vídeo da marca e algumas imagens da apresentação em Portugal:

THE NEW GENERATION OF MONDRAKER DUNE IS HERE

Foi em 2009 que apareceu a primeira Dune no catálogo da marca, uma full enduro que ficou por ali até 2020, sendo que as mais recente cinco gerações contou já com quadro em carbono. Agora, a “história” é diferente…

PUB
Prototype

Esta Mondraker Dune Carbon continua agora esta “lenda”, com o quadro Stealth Air Carbon e com o novo Updated Zero Suspension System no que diz respeito à suspensão traseira, sendo que todas as principais partes da estrutura vêm devidamente protegidas de série.

No “coração” desta super enduro elétrica está o sistema elétrico Bosch Performance SX, com unidade de controlo integrada no top tube, algo que permite ligar e desligar o motor, alternar entre os vários modos de assistência (ECO, TOUR+, eMTB e TURBO) e ver o estado da bateria.

O Bosch Performance Line SX debita 55 Nm e 600 watts de pico de potência, perfeitamente integrado na zona do pedaleiro, como é normal. A bateria é uma unidade de 400 Wh, sendo que o range extender PowerMore de 250Wh pode ser acrescentado na grade de bidon.

PUB
Specialized Levo

No guiador está também o comando com ecrã Kiox 500 e app para smartphone eBike Flow possibilita a configuração de vários parâmetros e opções, garante a Mondraker.

Tanto a Dune Carbon R como a Dune Carbon RR têm um ângulo na direção nos 64°, medida que é de 63,6° no caso da Dune XR, o modelo que experimentámos. O peso do rider vai assim mais centrado na bicicleta, diz a marca, com a ajuda de escoras de 445 mm.

Basicamente, esta é um e-BTT que se divide em três e que se destaca de forma transversal pelos cursos de 170 mm à frente e 165 mm atrás (180 mm na frente na versão XR), por ser uma mullet (roda 29” à frente e 27,5” atrás!) e pelo clearance de 66 mm, que permite montar pneus de até 2.6”.

Todas as versões têm também pneus Maxxis Assegai 29×2.5” WT à frente e Minion DHR II 27.5×2.4” WT atrás, com travões de quatro pistãos, discos de 200 mm e guiador OnOff de 800 mm.

Atentemos resumidamente em cada uma das três versões…

Mondraker Dune Carbon XR

É a única com 180 mm na suspensão da frente, a Öhlins RXF 38 M.2, neste caso com um amortecedor de mola Öhlins TTX22M.2 205 x 65mm atrás. Transmissão Sram X0 Eagle AXS, cranques em carbono E.13 TRS Race, travagem Sram Code Ultimate Stealth, espigão telescópico RockShox Reverb Stealth AXS e rodas em carbono e*thirteen Grappler Race Carbon, entre outros elementos.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Mondraker Dune Carbon RR

A meio da gama, a RR tem suspensão Öhlins RXF 38 M.2 de 170 mm à frente e amortecedor Öhlins TTX Air 205 x 65mm atrás, com transmissão Sram GX Eagle AXS T-Type, espigão OnOff Pija, travões Sram Code Bronze Stealth e rodas de alumínio e*thirteen Grappler Race de 30 mm, entre outros componentes.

Mondraker Dune Carbon R

A mais acessível é esta R, com 170 mm na Fox 38 Float 3P Performance á frente e com amortecedor Fox Float X Performance EVOL na suspensão traseira. Travões Sram DB8, transmissão Sram GX mecânica, cranques E*Spec Plus, espigão OnOff Pija e rodas de alumínio e*thirteen Grappler Core.

Listas de componentes e material completas no site da Mondraker, link abaixo. E preços também, claro! Em breve podes ver aqui no GoRide um artigo de hands-on após a nossa experiência com a bicicletas na Serra de Sintra!

Mais info:

Também vais gostar destes!