A Liv entitula-se a marca que está dedicada a colocar mais mulheres a andar de bicicleta. Apoiamos a 100%! Neste caso, o catálogo de e-bikes Liv recebe um grande “reforço”: a nova Intrigue X Advanced E+ Elite 3 2023 é a primeira bicicleta elétrica de montanha da marca para trail e com quadro em carbono.

PUB
Giant TCR 2024

Tal como a sua “irmã” Giant Trance nesta versão X Advanced E+ Elite, trata-se de uma configuração mullet, com rodas 29” à frente e 27,5” atrás, e aposta claramente na otimização da condução com apoio elétrico: mais autonomia, mais potência, menos peso. Pelo menos é o que garante a marca.

À frente, a suspensão total tem 150 mm, é a RockShox 35 Gold RL DebonAir; atrás, o amortecedor é o Rock Shox Deluxe Select R de 140 mm, que está no centro das atenções do sistema de suspensão total Maestro desenvolvido pela Giant e aplicado nesta (e noutras) Liv.

A geometria pode ser ligeiramente ajustada a vários níveis, mais concretamente entre duas posições dos ângulos do tubo de selim e do tubo principal, por exemplo, em busca dos settings perfeitos para cada tipo de terreno e estilo de condução da bicicleta. Para tal é usado um flip chip que está integrado no sistema Maestro junto ao pedaleiro.

Outros elementos a ter em conta nesta Liv: as rodas em alumíno Giant AM, os pneus Maxxis Minion e Dissector (2,5” e 2,4” à frente e atrás, respetivamente), o guiador Giant Contact 35 Trail de 780 mm e a transmissão Shimano Deore (cassete 10-51t de 12x) que tem a particularidade de recorrer a um prato 36t no pedaleiro.

PUB
Prototype

Mas é no sistema elétrico que centramos atenções, certo? A base é o motor SyncDrive Pro 2 feito pela Giant em parceria com a Yamaha, a debitar até 85 Nm, dependendo do modo de condução selecionado e das leituras que os seis sensores do sistema Smart Assist registam e “libertam”.

A bateria é de 400 Wh, é a já habitual EnergyPak 400 InTube dos modelos de e-bikes Giant e Liv para 2023. Há um range extender vendido em separado com mais 200 Wh de apoio, caso seja necessário.

No lado esquerdo do guiador, o controlo remoto RideControl Ergo, minimalista e com três botões para seleção do modo de assistência à pedalada. Já o RideControl Go é a pequena unidade de controlo com ecrã que está integrada no top tube, junto à caixa de direção. Tem um LED indicativo do modo, do estado da bateria, e ainda o botão de on/off.

PUB
KTM

Com o mesmo nome mas sem a palavra Go, a app RideControl instalada no smartphone permite fazer muita coisa no ajuste do sistema elétrico, mas traz agora uma novidade: é possível ajustar a potência libertada pelo motor elétrico a nosso gosto e/ou em função do tipo de volta ou terreno.

Há apenas uma versão da Liv Intrigue à venda no nosso mercado, é a Intrigue X Advanced E+ Elite 3, que custa 5.699 euros. Link abaixo para a lista de especificações e mais informações.

Mais info:

Também vais querer ler…

Novas e-bikes de BTT Giant Stance E+ e Liv Embolden E+ 2023 [com vídeos]

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!